domingo, 24 de outubro de 2021

"Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira"

No último dia 23 de outubro de 2021 se comemorou o "Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira", importante data que homenageia os profissionais civis e militares da aviação brasileira, data essa escolhida em razão do voo de Alberto Santos Dumont em 1906, na capital da França, pilotando o 14-Bis.

Inúmeros brasileiros se destacaram na aviação, dentre eles, gostaria de chamar a atenção para o pioneiro na travessia aérea do Oceano Atlântico, o camisa-verde João Ribeiro de Barros, eleito Vereador na Câmara Municipal de São Paulo, em 1936, com o slogan "contra o aumento dos impostos", sendo posteriormente duramente perseguido pelo Estado Novo (1937-1945), com a proibição dos partidos políticos.

O camisa-verde já foi tema no passado do blog Populista, sendo inclusive divulgado reportagem na qual aborda sua adesão ao Integralismo no jornal oficial da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Para saber mais sobre o tema, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com/2016/06/camisa-verde-joao-ribeiro-de-barroso.html.


Acima imagens da chegada do icônico Jahú ao Recife - PE, em 1927. Atualmente o museu da TAM, localizado no Estado de São Paulo possui uma réplica da aeronave  (Fonte: YouTube). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.