sexta-feira, 13 de setembro de 2019

"A mulher Integralista no Espírito Santo"

Quando os pesquisadores abordam a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) no Estado do Espirito Santo - ES, geralmente se estreitam em temas sobre a presença da imigração italiana na região e o embate politico entre liberais, comunistas e integralistas, ignorando a forte presença feminina nos núcleos capixabas.

Na capital do Estado, foi realizado o I Congresso Nacional da Acção Integralista Brasileira, o sucesso do evento foi responsável em eleger no pleito de novembro de 1935 e fevereiro de 1936 o número de 26 vereadores e 02 prefeitos, dos Municípios de Santa Tereza e Otaviano Santos. A força do voto feminino, somado ao seu poder de arregimentação, foi um dos motivos do sucesso na eleição estadual. 

Com o objetivo de demonstrar um pouco dos aspectos das reuniões realizadas pelas blusas-verdes, trago aos leitores a foto montagem publicada na revista Brasil Feminino, n° 38 , ano 1937, página 37, com a imagem de diversas militantes, dentre elas, a diretora do Núcleo da Acção Integralista Brasileira de Vitória - ES, a blusa-verde Sra. Maria Penha Ayres Costa. 


Acima imagem publicada na revista Brasil Feminino, n° 38, ano 1937, página 37, com o título Província do Espirito Santo, contando com inúmeras fotos do núcleo Integralista. 


Imagem da capa da revista Brasil Feminino, n° 38 , ano 1937, nota-se no desenho a presença do brasão da república acompanhada da bandeira Integralista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.