quarta-feira, 28 de agosto de 2019

"Vitorias Eleitoras da Acção Integralista Brasileira"

Para muitos pesquisadores e curiosos sobre o tema o avanço do Integralismo em diferentes Estados é motivo de surpresa, ignorando o sucesso eleitoral da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) nas eleições municipais de 1936, como um retrato do avanço do Sigma pelo país.  O jornal A Razão, n° 11, publicado em 25 de junho de 1936, aborda o sucesso pelos sufrágios da população, abordando a eleição de inúmeros camisas-verdes. 

Segundo o jornal o resultado no Estado de Minas Gerais foi surpreendente, elegendo não apenas vereadores, mas também prefeitos e juízes de paz. Segundo a matéria até mesmo na capital os integralistas tiveram sucesso elegendo um vereador, e em regiões com forte presença da oposição também foi possível obter duas cadeiras no legislativo e uma como juiz de paz. 



Acima imagem parcial da reportagem Vitoriais Eleitores, publicada em 25 de junho de 1936, no jornal A Razão, n° 11, página 01 (Fonte: Biblioteca Nacional). 


Imagem da reportagem Vitoriais Eleitorais, publicada em 25 de junho de 1936, no jornal A Razão, n° 11, página 02, nota-se que o autor além de abordar os aspectos eleitores no Estado de Minas Gerias, aproveita a oportunidade para falar sobre as eleições no Estado da Bahia (Fonte: Biblioteca Nacional). 

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

"O Ensino profissionalizante na Acção Integralista Brasileira"

Um tema pouco abordado quando se estuda a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) são as escolas criadas pelo movimento do Sigma de alfabetização e técnicas, por exemplo. Ignoradas pela maioria dos pesquisadores, esses locais de ensino foram importantes disseminadores da doutrina Integralista, responsáveis em formas inúmeros jovens e adultos ao longo dos anos.

Na zona oeste do Município do Rio de Janeiro se localizava uma dessas inúmeras escolas, trata-se da Escola Mecânica de Bangu. Sua inauguração foi tema de destaque no jornal A Offensiva, principal periódico do movimento Integralista, com fotografias que registram o momento da inauguração, com a presença de personalidades locais, além de mulheres e crianças. 


Acima imagem da inauguração da escola mecânica Integralista, no bairro de Bangu, com um grupo de camisas-verdes,  publicada no jornal A Offensiva, n° 66, página 06, ano 1935.


Imagem da inauguração da escola mecânica Integralista, no bairro de Bangu, publicada no jornal A Offensiva, n° 66 , página 06, ano 1935.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

"Nestor Contreiras Rodrigues e a Revolução Integralista de 1938"

O camisa-verde Nestor Contreiras Rodrigues é um entre os inúmeros personagens integralistas envolto de mistérios e curiosidades. Revolucionário dos anos 1930, participou ativamente da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), tendo papel de destaque na organização, ocupando, dentre outras cadeiras, o cargo de Chefe Provincial do Rio Grande do Sul. 

A repressão ocorrida após a malograda revolução de 11 de maio de 1938 desencadeou uma onda de perseguição contra os integralistas em todo o país, em especial, no líder provincial Nestor Contreiras Rodrigues respondeu um volumoso processo no Tribunal de Segurança Nacional - TSN devido as armas apreendidas em sua fazenda no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Defendido por inúmeros advogados ao longo do processo, dentre eles o celebrado Dr. Sobral Pinto, o acusado foi condenado em primeira instancia a 2 anos e 6 meses de reclusão, sendo posteriormente a pena reduzida para 1 ano de prisão. Importante salientar que sua participação no 11 de maio de 1938 nunca ficou comprovada, entretanto em diversos momentos no processo se tenta ligar a presença das armas aos eventos revolucionários. 



Imagem rara do camisa verde Nestor Contreiras Rodrigues, publicada no jornal A Revolução, página 01, de 22 de agosto de 1936.