Para muitos pesquisadores e curiosos sobre o tema o avanço do Integralismo em diferentes Estados é motivo de surpresa, ignorando o sucesso eleitoral da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) nas eleições municipais de 1936, como um retrato do avanço do Sigma pelo país. O jornal A Razão, n° 11, publicado em 25 de junho de 1936, aborda o sucesso pelos sufrágios da população, abordando a eleição de inúmeros camisas-verdes.
Segundo o jornal o resultado no Estado de Minas Gerais foi surpreendente, elegendo não apenas vereadores, mas também prefeitos e juízes de paz. Segundo a matéria até mesmo na capital os integralistas tiveram sucesso elegendo um vereador, e em regiões com forte presença da oposição também foi possível obter duas cadeiras no legislativo e uma como juiz de paz.
Acima imagem parcial da reportagem Vitoriais Eleitores, publicada em 25 de junho de 1936, no jornal A Razão, n° 11, página 01 (Fonte: Biblioteca Nacional).
Imagem da reportagem Vitoriais Eleitorais, publicada em 25 de junho de 1936, no jornal A Razão, n° 11, página 02, nota-se que o autor além de abordar os aspectos eleitores no Estado de Minas Gerias, aproveita a oportunidade para falar sobre as eleições no Estado da Bahia (Fonte: Biblioteca Nacional).