sexta-feira, 16 de agosto de 2019

"O Ensino profissionalizante na Acção Integralista Brasileira"

Um tema pouco abordado quando se estuda a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) são as escolas criadas pelo movimento do Sigma de alfabetização e técnicas, por exemplo. Ignoradas pela maioria dos pesquisadores, esses locais de ensino foram importantes disseminadores da doutrina Integralista, responsáveis em formas inúmeros jovens e adultos ao longo dos anos.

Na zona oeste do Município do Rio de Janeiro se localizava uma dessas inúmeras escolas, trata-se da Escola Mecânica de Bangu. Sua inauguração foi tema de destaque no jornal A Offensiva, principal periódico do movimento Integralista, com fotografias que registram o momento da inauguração, com a presença de personalidades locais, além de mulheres e crianças. 


Acima imagem da inauguração da escola mecânica Integralista, no bairro de Bangu, com um grupo de camisas-verdes,  publicada no jornal A Offensiva, n° 66, página 06, ano 1935.


Imagem da inauguração da escola mecânica Integralista, no bairro de Bangu, publicada no jornal A Offensiva, n° 66 , página 06, ano 1935.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.