quinta-feira, 31 de agosto de 2017

"Comício Integralista em Campos dos Goytacazes é tema de Palestra no Rio de Janeiro"

No dia 29 de agosto de 2017 o Instituto Histórico e Geográfico de Campos (IHGC), localizado na cidade de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, promoveu, no Museu Histórico de Campos, a palestra "Sangue na Praça do Santíssimo Salvador - o Comício Integralista de 1937", através da palestrante professora Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro. 

Em 2010 escrevi um pequeno texto com título "Relembrando a memória Integralista, o massacre na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ", sobre o ocorrido, abordando os aspectos singulares deste conflito entre Comunistas e Integralistas, que vitimou três camisas-verdes, são eles:  Amaro Miranda, José Antenor de Paula Barreto e Amaro Tavares

Para maiores informações, acesse: http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/palestra-em-museu-historico-de-campos-vai-abordar-massacre-dos-integralistas-em-1937.ghtml

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

"Fascismos e Integralismos em debate durante VI Congresso Nacional de História"


Acima imagem de divulgação do VI Congresso Nacional de História, X Encontro de Estudantes de História - Conservadorismo e expressões de poder pela violência: esferas (extra) institucionais e privadas (Fonte: Facebook).  

No dia 04 e 06 de setembro de 2017, no Campus Darcy Ribeiro, na Universidade Estadual de Montes Claros - MG será realizado o VI Congresso Nacional de História. Para os interessados sobre o tema Integralismo, no dia 06 de setembro, 14:00 às 18:00 horas, na sala 213, irá ocorrer a mesa temática "Fascismos e Integralismos em debate", com a presença de diversos pesquisadores com trabalhos relacionados ao tema. 

O evento que conta com o apoio do Grupo de Estudos sobre Integralismo - GEINT é uma ótima oportunidade para os interessados sobre a temática residentes em Minas Gerais trocarem dúvidas e conhecimento sobre seus projetos de pesquisa com professores que possuem vasta experiência relacionados a história e doutrina do Sigma. 


Imagem com informações sobre a mesa temática  "Fascismos e Integralismos em debate"
que irá ocorrer no dia 06 de setembro, 14:00 às 18:00 horas, na sala 213, Campus Darcy Ribeiro, na Universidade Estadual de Montes Claros - MG (Fonte: Facebook).

Para maiores informações, acesse: https://felipecazetta.wixsite.com/conservadorismopoder/cronograma

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

"O Princípio Fundamental do Integralismo"

Ao longo dos anos inúmeros autores pelo país se debruçam sobre a história e doutrina do Integralismo brasileiro, tentando compreender os aspectos únicos de um movimento social e político originário do Brasil. Muitas das conclusões alcançadas nesses trabalhos ignoraram uma pergunta singular, realizada pela Cartilha Integralista publicada na década 1930, a saber: "Qual e o principio fundamental do Integralismo?"

Talvez a dificuldade em ter acesso ao documento dificulte as pesquisas sobre o tema, diversas perguntas encontradas na Cartilha Integralista são surpreendentes e atemporais, podendo ser aplicadas ainda hoje nos problemas do nosso país. A questão ética tem forte presença, demonstrando que a revolução interior e fator embrionário para uma mudança no comportamento político de nossa nação.


Acima imagem da página 01 da Cartilha Integralista publicada na década de 1930, com a pergunta: "Qual e o principio fundamental do Integralismo?" (Fonte: APERJ).


 Acima imagem capa da rara Cartilha Integralista publicada na década de 1930 (Fonte: APERJ).



quarta-feira, 9 de agosto de 2017

"Debate: Marighella e o combate ao Integralismo na Bahia"


Acima imagem de divulgação do filme e debate sobre Carlos Marighella (Fonte: Facebook).

No dia 10 de agosto de 2017, às 19:00 horas, no Teatro Odylo Costa Filho, terá inicio a exibição do filme sobre um dos principais militantes da esquerda brasileira Carlos Marighella, com debate sobre a obra biográfica de autoria do escritor Mário Magalhães, intitulada "Marighella - o guerrilheiro que incendiou o mundo", publicado em 2013, pela Editora Companhia das Letras.

O livro de autoria do escritor Mário Magalhães em suas páginas aborda o combate ao Integralismo na Bahia, sendo uma ótima oportunidade para debater sobre o confronto entre o movimento defendido por Marighella, durante sua juventude, e o Sigma. Outro fato curioso e pouco abordado e a prisão de Marighella na colônia penal de Fernando de Noronha, local onde se encontravam militantes de ambos os lados, pouco abordado na obra biográfica. 

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

"Plínio Salgado presidente! O voto verde em Curitiba e a numismática na estratégia eleitoral"

Informo aos leitores do blog Populista que no mês de julho de 2017 ocorreu a publicação do Boletim n°70 da Sociedade Numismática Paranaense - SNP. Nesta edição está presente em suas páginas artigo inédito de minha autoria, escrito em conjunto com o Prof. Edgar B. F. Serrato, intitulado "Plínio Salgado presidente! O voto verde em Curitiba e a numismática na estratégia eleitoral".

O trabalho publicado no prestigiado boletim do mundo da Numismática brasileira faz parte de uma extensa pesquisa sobre o tema na esfera Integralista, abordando aspectos únicos do movimento político esquecido pela maiores dos pesquisadores que se debruçam sobre a temática. Os interessados sobre esse assunto podem encontrar artigos já publicados anteriormente nos boletins da entidade. 

 

Acima imagem da capa do Boletim n° 70 da Sociedade Numismática Paranaense. 

Acima imagem da primeira página do artigo "Plínio Salgado presidente! O voto verde em Curitiba e a numismática na estratégia eleitoral". o Boletim n° 70 da Sociedade Numismática Paranaense.  


Para maiores informações, acesse: http://www.snp.org.br/

terça-feira, 1 de agosto de 2017

"O Plebiscito Integralista para sucessão de Vargas à Presidência da República"

Um dos muitos capítulos desconhecidos da história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) se refere ao plebiscito realizado com o objetivo de escolher o candidato do Sigma para as eleições presidenciais de 1938. Para a disputa, qualquer camisa-verde poderia concorrer, sendo realizado o pleito em todo o país com a participação de aproximadamente 850.000 mil brasileiros, segundo dados oficiais do movimento. 

Recentemente tive acesso a um curioso documento produzido pela "Junta Executiva do Empréstimo do Sigma - JEES", com dados sobre o plebiscito, respondendo pelo órgão os diretores, Alfredo Luiz Greve (Chefe), Armando Simões de Castro (Diretor), Orozimbo Octavio Roxo Loureiro (Diretor), Renato Rocha Miranda (Conselheiro Fiscal), Marcos de Souza Dantas (Conselheiro Fiscal) e Vicente Meggiolaro (Conselheiro Fiscal), trata-se de números de votos e os candidatos indicados pelos eleitores.


Acima imagem do documento abordando o Plebiscito Integralista realizado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Fonte: (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro). 


Acima resultado do Plebiscito Integralista realizado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Fonte: (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro).