terça-feira, 1 de agosto de 2017

"O Plebiscito Integralista para sucessão de Vargas à Presidência da República"

Um dos muitos capítulos desconhecidos da história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) se refere ao plebiscito realizado com o objetivo de escolher o candidato do Sigma para as eleições presidenciais de 1938. Para a disputa, qualquer camisa-verde poderia concorrer, sendo realizado o pleito em todo o país com a participação de aproximadamente 850.000 mil brasileiros, segundo dados oficiais do movimento. 

Recentemente tive acesso a um curioso documento produzido pela "Junta Executiva do Empréstimo do Sigma - JEES", com dados sobre o plebiscito, respondendo pelo órgão os diretores, Alfredo Luiz Greve (Chefe), Armando Simões de Castro (Diretor), Orozimbo Octavio Roxo Loureiro (Diretor), Renato Rocha Miranda (Conselheiro Fiscal), Marcos de Souza Dantas (Conselheiro Fiscal) e Vicente Meggiolaro (Conselheiro Fiscal), trata-se de números de votos e os candidatos indicados pelos eleitores.


Acima imagem do documento abordando o Plebiscito Integralista realizado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Fonte: (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro). 


Acima resultado do Plebiscito Integralista realizado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Fonte: (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.