sexta-feira, 7 de abril de 2017

"Os Integralistas no Centenário de Carlos Gomes"

No dia 11 de julho de 1936 foram realizados em todo o país cerimônias de comemoração do centenário do compositor e maestro Antônio Carlos Gomes pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), em especial, na  cidade Campinas, localizada no interior São Paulo - SP, sua cidade natal, com a presença de diversas vogais do movimento.

A sessão solene cívica e cultural realizada na Rua Alberto Ferraz, tendo a frente o Presidente do Núcleo de Campinas Prof. Benedito Ortiz, que pronunciou discurso de abertura das comemorações, sendo no final realizado a chamada ritual de Carlos Gomes, a qual todos os integralistas presentes responderam: presente, demonstrando que para os Integralistas os heróis nacional estão sempre vivos no coração de um camisa verde.  

Acima registro fotográfico publicado no jornal A Offensiva, 19 de julho de 1936, durante as comemorações do centenário de Carlos Gomes (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nota publicada no jornal A Razão, 24 de julho de 1936, sobre as comemorações realizadas em Campinas - SP sobre o centenário de Carlos Gomes (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.