quinta-feira, 13 de abril de 2017

"Plínio Salgado crítica o Nazismo e seu criador no jornal A Notícia"

Ao longo dos anos diversos pesquisadores pelo país se debruçaram sobre supostas ligações entre o Integralismo brasileiro e o Nazismo alemão, produzindo diversos livros, artigos e teses  ligando as duas doutrinas, sendo na maioria das vezes, o movimento do Sigma renegado a um papel de mimetismo tupiniquim, desconsiderando sua originalidade e importância na política nacional durante a década de 1930. 

Curiosamente as diversas críticas publicadas pelas vogais do Integralismo sobre doutrinas alienígenas, como o nazismo e fascismo, são esquecidas, em muitos casos pelo próprio desconhecimento do pesquisador sobre as publicações do gênero. O jornal A Notícia, de 27 de fevereiro de 1936, em sua primeira página aborda uma curiosa crítica sobre o caráter "pagão" do nazismo, infelizmente esse texto não é encontrado nos trabalhos quando se aborda a temática, conforme pode-se ver abaixo:

"O Sr. Plínio Salgado affirma "que o governo hitlerista, esta", sem duvida nenhuma infringindo as mais sagradas leis naturaes e humanas em torno do "Fuehrer", friza o Sr. Plínio Salgado - Longe de se encontrar o ambiente religioso, encontra-se o ambiente de um nacionalismo pagão, o clima das ressureições o lympicas de juliano, o apostata". No's Integralistas, que somos coisa absolutamente differente do Nazismo e do Fascismo, não nos cansamos de dizer que o nosso funamento, e´o fundamento christão, repetimos mil vezes que jamais caminharemos num rumo pagão". Os altivos e briosos descendentes da grande e nome nação allemã meditem serenamente sobre as palavras do Sr. Plínio Salgado e tirarão a conclusão logica e irretarquivel que integralismo não e "Nazismo". Ycentralisando a figura extraordinaria de Adolpho Hitler, o Chefe Integralista affirma que o mesmo "esta" infringindo as mais "sagradas leis naturais e humanas". 


Acima imagem parcial do Jornal A Notícia,  de 27 de fevereiro de 1936, página 01, com o título "O Sr. Plínio Salgado, chefe Integralista, fere com ferro em braza o Sr. Adolpho Hitler" (Fonte: Biblioteca Nacional).

Sobre o tema, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/01/espioes-ingleses-produzem-carta-ligando.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.