segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"A Acção Integralista Brasileira e as comemorações do Dia da Bandeira"

No dia 19 de novembro de 2015 se comemora em todo o país o Dia da Bandeira, neste dia foi instituída a bandeira nacional republicana, em 1889, se tornando símbolo nacional. As comemorações cívicas ocorrem todos os anos em todo o território nacional, fazendo parte do nosso cotidiano, entretanto, na década de 1930 a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) se utilizou desta data para demonstrar sua presença nacional, realizando um verdadeiro culto a um dos principais símbolos nacionais.
 
A realização de atividades cívicas ligadas as comemorações nacionais foi uma das muitas estratégias adotadas pelo movimento do Sigma como forma de se afirmar no cenário político nacional, além de trazer os seus militantes, de diferentes idades, para ações efetivas em suas fileiras, participando de eventos comemorativos alusivos a ícones do país relacionadas ao Integralismo. Em algumas publicações do período é possível encontrar farto álbum de imagens destas festividades, como no caso da revista Anauê!, editada no Rio de Janeiro.
 
 
Acima registro fotográfico da concentração Integralista, em Blumenau - SC, durante as comemorações do dia da bandeira, em 19 de novembro de 1937. Nota-se que nesta data o Estado Novo (1937-1945) já estava em pleno vigor em todo o país (Fonte: Arquivo Público do Paraná).

2 comentários:

  1. Olá, a fotografia que retrata um grande ajuntamento de integralistas no Dia da Bandeira não mostra o município de Blumenau. Aqui também foram feitas grandes manifestações na década de 1930, mas a da imagem não é uma delas. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, inicialmente obrigado pela mensagem.
      A referência da imagem e de Blumenau - SC, entretanto a revista pode ter se enganado.
      Igualmente, não deixe de enviar imagens sobre o tema que tiver acesso.

      Excluir

Obrigado.