quarta-feira, 17 de setembro de 2014

"Material ligando o Integralismo ao Nazismo em exposição durante o Estado Novo"


Acima imagem do panfleto publicada em 1938 sobre a Exposição Anti-Integralista, contendo arma nazista , com a descrição "Sangue e Honra", supostamente encontrada em diligencia policial realizada em Petrópolis - RJ (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro).  

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) durante toda a sua história foi acusada de colaborar com doutrinas alienígenas, responsáveis por regimes de terror e medo por onde passaram. As acusações oficiais proferidas pelo Estado Novo (1937-1945) chegaram ao ápice, quando promoveram diferentes exposições pelo país ligando diretamente o Integralismo ao Nazismo, construindo informações caluniosas que objetivavam exclusivamente criar uma versão para a história oficial do regime. 

Alguns dos panfletos de divulgação destes eventos podem ser encontrados no Fundo Plínio Salgado, presente no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado em São Paulo. Nestes documentos históricos é possível se transportar para o período, analisando que seu criador explicitamente declara que a exposição tinha como caráter exclusivo ser anti-integralista, relacionando, por exemplo, livros publicados em espanhol e alemão com regimes autoritários da década de 1930 e 1940, algo absurdo, já que seus criadores eram intelectuais de projeção internacional, portanto natural que tivessem suas obras traduzidas. 


Acima imagem do panfleto publicada em 1938 sobre a Exposição Anti-Integralista, contendo livros publicado em alemão, indicando uma suposta ligação com os países do Eixo (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.