quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"Amaro Lanari Júnior e a militância na Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)"

Amaro Lanari Júnior é um dos muitos personagens da história que fizeram parte da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) o qual os seus biógrafos tentam ocultar. Nascido na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, foi um importante engenheiro, responsável pela construção da Usiminas, graduando-se na profissão em 1936, pela Escola de Minas de Ouro Preto.


Acima imagem parcial do jornal A Offensiva, do dia 16 de setembro de 1936, com o registro fotográfico de Amaro Lanari Junior fazendo o juramento a Ação Integralista Brasileira. 

Durante a vigência do Estado Novo (1937-1945) Amaro Lanari Júnior foi um dos muitos camisas-verdes mineiros presos pela Delegacia Especial de Segurança Política e Social, sendo condenado pelo Tribunal de Segurança Nacional - TSN, em 23 de setembro de 1938, tendo tido o beneficio do sursis no Processo n°575, atuado neste processo o saudoso advogado Dr. Sobral Pinto. 


Acima imagem da carteira de filiação de Amaro Lanari Júnior presente no prontuario do DOPS (Fonte: Arquivo Público Mineiro). 

Após o Estado Novo Amaro Lanari Júnior exerceu uma extensa atividade profissional, sendo engenheiro-chefe da Laminação e Trefilaria da Cia Siderúrgica Belo Mineira, engenheiro da Estada de Ferro Brasil-Bolívia, engenheiro chefe da Siderúrgica Aliperti, em São Paulo, presidente da Cia. Ações Especiais Itabiri S/A e da Usiminas, presidindo ainda, entre 1983 a 1985 a Fiat Automóveis S/A, dentre outras empresas, falecendo no dia 7 de dezembro de 1999. 

Os motivos de Amaro Lanari Júnior não ter ingressado no Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) são desconhecidos, pode-se aventar a hipótese que após a sua prisão, vivenciando as violências que o Estado Novo imputava nos presos encarcerados nas suas masmorras, promovendo torturas e outras atrocidades, deva ter se desencantado com a política, de qualquer forma o mistério permanece, porém a sua militância nas fileiras do Sigma são claras e não devem ser esquecidas. 

Aos que desejarem acessar a pasta de Amaro Lanari Júnior no DOPS mineiro, acesse: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.