sexta-feira, 1 de agosto de 2014

"Pintor Oswaldo Teixeira é lembrado na novela Império da TV Globo"


Imagem da novela Império, exibido no dia 31 de julho de 2014, pela TV Globo, no qual aparece o quadro do celebre pintor Oswaldo Teixeira.

A novela Império aborda diversas temáticas em sua trama, um dos núcleos da história é o trafico e falsificação de obras de arte, algo comum no mundo, que movimento bilhões de dólares, sendo infelizmente pouco abordado e combatido no país. Para minha surpresa, ontem, o decimo capítulo do folhetim global mostra a diligencia realizada por polícias na casa da personagem Juliana (Cris Vianna), onde encontram diversas obras de arte, dentre elas do pintor Oswaldo Teixeira. 

O artista Oswaldo Teixeira durante sua carreira foi ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, sendo um importante professor, responsável pela formação de muitos jovens que atualmente despontam no mercado de belas artes no país, entretanto, pouco se fala sobre sua participação nas publicações da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). 

Responsável por criar diversas interpretações artísticas sobre o movimento do Sigma, a mais emblemática  e famosa ilustração foi a capa da revista Anauê!, n°02, de 1935.  Com cores fortes, tendo em destaque o principal simbolo Integralista o Sigma e o mapa do Brasil, esta imagem até hoje surpreende por sua originalidade e simbolismo. Outro fato curioso, durante o episódio exibido pela novela foi o policial comentar que Oswaldo Teixeira foi deixado de lado por não seguir pensamento de esquerda, de fato, o seu não engajamento nesta fileira o atrapalhou profissionalmente, sendo infelizmente renegado ao esquecimento. 


Acima imagem da capa da revista ilustrada Anauê!, número 02, publicada em 1935, pela Acção Integralista Brasileira, no Rio de Janeiro - RJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.