quarta-feira, 30 de julho de 2014

"IX Semana de História Política na UERJ"


Imagem de divulgação da IX Semana de História Política na UERJ e VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade. 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro realiza, nos dia 20 à 24 de outubro de 2014, a nona edição da Semana de História Política, com o objetivo de fomentar o debate acadêmico entre os pesquisadores de diferentes temas sobre a história nacional, sobre a direção da Comissão Organizadora, composta por discentes do Programa, ligados a pós-graduação em História da UERJ. 

Como já é de costume, realizei a inscrição do trabalho "Memórias de Família: a história de militância da família Integralista Vasconcellos", que conta um pouco da trajetória de luta desta importante família, através da entrevista realizada por mim com o camisa-verde Sr. Sergio Vasconcellos. Aos amigos que desejarem assistir a apresentação do trabalho, informo que estou aguardando a aprovação do projeto para divulgar as informações a todos os interessados. 


Acima imagem de divulgação da mesa temática n°4, intitulada Dimensões do Regime Vargas, no qual o trabalho Memórias de Família: a história de militância da família Integralista Vasconcellos" foi inscrito para participar. 

Para maiores explicações sobre o evento, acesse: http://semanahistoriauerj.net/

quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Ariano Suassuna, In memoriam"

Ilustração de Ariano Suassuna presente no romance A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (Fonte: O Nordeste)

Morreu no Recife, nesta última quarta-feira, o escritor Ariano Suassuna, aos 87 anos, devido a uma parada cardíaca provocada por um AVC. Nascido no dia 16 de junho de 1927, em João Pessoa - PA, produziu diversas obras, ligadas a raízes populares, que sempre tiveram presentes em seu trabalho, sendo referencia na literatura brasileira. Na década de 1980, seu trabalho literário foi reconhecido nacionalmente, com a posse na cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Entre os seus mais diferentes trabalhos que se confundem com a própria vida do autor, destaca-se o romance A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, marcado pela presença do messianismo em terras nordestinas, além de acontecimentos da história do país, das décadas de 1930 e 1940, como por exemplo, a presença do personagem emblemático Samuel, militante da Acção Integralista Brasileira, responsável por indicar a dicotomia da época, através do confronto ideológico entre Clemente, filiado a Aliança Nacional Libertadora. 

A perda deste importante escritor brasileiro, que narrou as histórias populares do país com riqueza e brilhantismo, deixa todos os seus fans tristes, mas com a certeza que suas obras estão eternizadas no coração de todos que tiveram o prazer de se encantar com seus trabalhos.


Acima trecho da minissérie a Pedra do Reino, exibido pela TV Globo, em 2007, dividida em 5 capítulos, baseada na obra A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, escrita por Ariano Suassuna.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Praça Plínio Salgado - Patrimônio Histórico de Rio Claro"

Prezados leitores é com imensa alegria que informo aos frequentardes do blog Populista que meu artigo intitulado "Praça Plínio Salgado: Patrimônio Histórico de Rio Claro - SP" foi publicado na Revista do Arquivo, n°13, publicação produzida pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, que traz em suas páginas um pouco sobre as histórias da região. 

Neste novo artigo o leitor poderá encontrar diversas imagens da época, desconhecida pela maioria da população, publicadas no jornal Renovação Nacional, sobre a inauguração da Praça Plínio Salgado, que contou com a presença de diversas personalidades políticas e sociais, além de familiares do homenageado, ressaltando a importância do logradouro para a população que habita a região. 


Acima imagem do artigo "Praça Plínio Salgado: Patrimônio Histórico de Rio Claro - SP", em destaque o registro fotográfico da inauguração do busto de Plínio Salgado na praça que leva seu nome. 

Esta não é a primeira vez que um artigo de minha autoria é publicado na revista, em 2012, o artigo "As eleições de 1955: Ensaio sobre a participação de Plínio Salgado nas eleições presidenciais", demonstrou ao leitor o embate entre os candidatos, além da dicotomia de uma época marcada por grandes agitações políticas, na qual Salgado teve figura grande importância na disputa dos sufrágios, por polarizar os votos dos conservadores, facilitando a eleição de Juscelino Kubitschek. 



Acima imagem do artigo publicado na Revista do Arquivo n°13, publicação de responsabilidade do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, com o nome "Praça Plínio Salgado: Patrimônio Histórico de Rio Claro - SP

quinta-feira, 17 de julho de 2014

"II Guerra Mundial e suas influencias no Brasil são tema no programa Direito sem Fronteiras"

Recentemente um pesquisador estrangeiro comentou sobre as influencias da I Guerra Mundial no cenário internacional, alcançando o Brasil, através de movimentos políticos e sociais genuinamente surgidos em nossa terra, nas páginas do jornal Folha de São Paulo. Esta matéria inclusive resultou em uma postagem no blog Populista, no mês de julho de 2014. Entre alguns movimentos citados pelo historiador estão o modernismo e o Integralismo, além do próprio Estado Novo (1937-1945). 

Na tentativa de ampliar o debate sobre estas afirmações, divulgo aos leitores o programa "Direito sem Fronteiras - Segunda Guerra Mundial", produzido pela TV Justiça, gravado no dia 09 de junho de 2014, com a participação do historiador Rogério Lustosa, membro do Grupo Estudos Integralistas - GEINT, autor de diversos trabalhos sobre o Integralismo brasileiro, no qual comenta, neste video, as influencias e participação do Brasil na II Guerra Mundial. 


Acima o programa completo exibido pela TV Justiça, sobre a II Guerra Mundial, com a participação do historiador Rogério Lustosa. 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Parte II: "Divulgando o Integralismo através dos cigarros"

Em maio de 2014 abordei as propagandas da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) ao licenciarem marcas de cigarros com temas que remetessem ao movimento político. Entre as principais marcas presentes no mercado figuravam os cigarros Camisas-Verdes e Sigma, amplamente divulgados nos jornais da época, que continham em suas embalagens figuras características da indumentaria Integralista. 

Infelizmente as principais propagandas vinculadas nos periódicos do período traziam peças publicitarias pouco elaboradas, sem grandes apelos gráficos. Para a minha surpresa, encontrei no jornal A Offensiva, uma peça que se destaca das demais, pelo seu trabalho artístico em atrair a atenção do leitor, utilizando tipografia futurista, em voga na época. Trata-se da propaganda do cigarro Sigma, fabricado pela marca Veado, produzido no Rio de Janeiro pela Imperial Estabelecimento de Fumo. 


Acima imagem da propaganda dos cigarros Sigma, publicada no jornal A Offensiva do dia 12 de agosto de 1936, página 03. Para maiores informações sobre a utilização do cigarro como difusor do Integralismo, acesse:

 http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/05/divulgando-o-integralismo-atraves-dos.html

segunda-feira, 7 de julho de 2014

"Mausoléu Integralista em Santa Catarina - SC"

Homenagens aos camisas-verdes que tombaram em defesa de Deus da Pátria e da Família são comuns de serem encontradas nos cemitérios espalhados pelo país, inclusive, algumas ruas levam em seus nomes, as datas de confrontos entre Integralistas e opositores que ceifaram a vida de militantes de ambos os lados, sensibilizando a nação, sendo amplamente divulgadas nos periódicos da época. 

Mausoléus presentes nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo são conhecidos pela maioria dos curiosos e pesquisadores, vitimados por se manifestarem, outros são completamente desconhecidos, como é o caso do túmulo de Ricardo Strehlow, que tombou no dia 7 de outubro de 1935, em Jaraguá - SC, durante manifestação pública em homenagem ao lançamento do Manifesto de Outubro.


Acima imagem do túmulo do camisa-verde Ricardo Strehlow enviado por um leitor ao blog Populista. Esta belíssima homenagem, em ótimo estado de conservação, marca o falecimento do primeiro Mártire da Província de Santa Catarina, sendo o nono da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) (Fonte: Pletz). 


Recorte do jornal Monitor Integralista, do dia 07 de novembro de 1937, no qual indica a lista de mártires da Acção Integralista Brasileira, figurando novamente o camisa-verde Ricardo Strehlow. 

terça-feira, 1 de julho de 2014

"Historiador francês afirma que o Integralismo é consequência da 1° Guerra Mundial"

Na edição de domingo do jornal Folha de São Paulo, do dia 29 de junho de 2014, o Caderno Mundo traz uma reportagem sobre os 100 anos da 1° Guerra Mundial, nela o historiador Oliver Compagnon, da Universidade Sorbonne-Nouvelle, autor do livro "Adeus à Europa", faz diversas afirmações, dentre eles: "que o movimento modernista e Estado Novo não teriam surgido sem a eclosão do conflito europeu"

Outro fato curioso da matéria é a afirmação que a Guerra "foi matriz de uma transformação identitária que provocou, no caso do Brasil, o movimento modernista e o Integralismo". O fato de um renomado escritor francês conhecer a história do país, em especial a do Integralismo é algo a se espantar, merecedor de créditos. Esta afirmação pode ser motivo de debate, entretanto, é uma analise curiosa sobre um fato histórico, sendo uma analise dicotômica das apresentadas normalmente em trabalhos científicos. 


Acima, imagem da reportagem escrita pelo jornalista Rodrigo Vizzeu, publicada no jornal Folha de São Paulo, do dia 29 de junho de 2014, no Caderno Mundo.