quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Ariano Suassuna, In memoriam"

Ilustração de Ariano Suassuna presente no romance A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (Fonte: O Nordeste)

Morreu no Recife, nesta última quarta-feira, o escritor Ariano Suassuna, aos 87 anos, devido a uma parada cardíaca provocada por um AVC. Nascido no dia 16 de junho de 1927, em João Pessoa - PA, produziu diversas obras, ligadas a raízes populares, que sempre tiveram presentes em seu trabalho, sendo referencia na literatura brasileira. Na década de 1980, seu trabalho literário foi reconhecido nacionalmente, com a posse na cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Entre os seus mais diferentes trabalhos que se confundem com a própria vida do autor, destaca-se o romance A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, marcado pela presença do messianismo em terras nordestinas, além de acontecimentos da história do país, das décadas de 1930 e 1940, como por exemplo, a presença do personagem emblemático Samuel, militante da Acção Integralista Brasileira, responsável por indicar a dicotomia da época, através do confronto ideológico entre Clemente, filiado a Aliança Nacional Libertadora. 

A perda deste importante escritor brasileiro, que narrou as histórias populares do país com riqueza e brilhantismo, deixa todos os seus fans tristes, mas com a certeza que suas obras estão eternizadas no coração de todos que tiveram o prazer de se encantar com seus trabalhos.


Acima trecho da minissérie a Pedra do Reino, exibido pela TV Globo, em 2007, dividida em 5 capítulos, baseada na obra A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, escrita por Ariano Suassuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.