segunda-feira, 14 de julho de 2014

Parte II: "Divulgando o Integralismo através dos cigarros"

Em maio de 2014 abordei as propagandas da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) ao licenciarem marcas de cigarros com temas que remetessem ao movimento político. Entre as principais marcas presentes no mercado figuravam os cigarros Camisas-Verdes e Sigma, amplamente divulgados nos jornais da época, que continham em suas embalagens figuras características da indumentaria Integralista. 

Infelizmente as principais propagandas vinculadas nos periódicos do período traziam peças publicitarias pouco elaboradas, sem grandes apelos gráficos. Para a minha surpresa, encontrei no jornal A Offensiva, uma peça que se destaca das demais, pelo seu trabalho artístico em atrair a atenção do leitor, utilizando tipografia futurista, em voga na época. Trata-se da propaganda do cigarro Sigma, fabricado pela marca Veado, produzido no Rio de Janeiro pela Imperial Estabelecimento de Fumo. 


Acima imagem da propaganda dos cigarros Sigma, publicada no jornal A Offensiva do dia 12 de agosto de 1936, página 03. Para maiores informações sobre a utilização do cigarro como difusor do Integralismo, acesse:

 http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/05/divulgando-o-integralismo-atraves-dos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.