terça-feira, 30 de julho de 2013

"Resultado da promoção da Revista do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro"


Chegou ao fim, dia 30 de julho de 2013, a promoção do blog Populista, nesta promoção houve um número recorde de mensagens, que almejavam ganhar a revista publicada pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP, com o artigo de minha autoria sobre as eleições presidenciais de 1955. Em nome do blog Populista gostaria de agradecer a todos vocês que participaram da promoção.

Abaixo o nome dos ganhadores:

1. Lucas Carvalho (São Paulo - SP)
2. Cleiton Oliveira (Goiás - GO)
3. Guinardo Studart Filho (Fortaleza - CE)
4. Jóse Neules (Monte Santo de Minas - MG)
5. Edson Maciel (Araraquara - SP)

Aos ganhadores informo que a revista estará sendo enviado esta semana. Se você não foi um dos ganhadores, também pode garantir um exemplar da revista através da compra com o próprio Arquivo, pelo e-mail: arquivo@aphrioclaro.sp.br.


terça-feira, 23 de julho de 2013

"Simpósio Autoritarismo, Memória e Resistência: Movimentos de Direita nos Séculos XX e XXI"


O XXVII Simpósio Nacional de História, conhecimento histórico e diálogo social, realizado pela Associação Nacional de História - ANPUH, nos dias 22 a 26 de julho de 2013 estará promovendo uma serie de mesas temáticas com diferentes temas sobre a história do Brasil. 

Aos leitores do blog Populista um evento em particular chama a atenção, o simpósio "Autoritarismo, Memória e Resistência: Movimentos de Direita nos Séculos XX e XXI" , coordenado pelas pesquisadoras Dra. Profa. Ana Maria Dietrich e Dra. Profa. Giselda Brito Silva, ambas integrantes do Grupo de Estudos sobre Integralismo - GEINT. 

Infelizmente nenhum dos trabalhos apresentados conta com uma abordagem direta sobre o Partido de Representação Popular - PRP (1932-1945), porém é uma ótima oportunidade para se conhecer os trabalhos produzidos pelos acadêmicos sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), além da troca de informações e materiais sobre a temática que poderão facilitar a construção de novos trabalhos. Para maiores informações sobre a programação, acesse: http://www.snh2013.anpuh.org/simposio/view?ID_SIMPOSIO=1248

sexta-feira, 19 de julho de 2013

"Materias de campanha Populista nas eleições de 1958"

Hoje recebi do leitor Prof. Cleiton Oliveira alguns materiais referentes à iconografia do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). Trata-se, entre outras artigos, de duas flâmulas, na cor verde, produzidas pelo comitê da campanha de Plínio Salgado para a Câmara dos Deputados, nas eleições de 1958. 

As flâmulas são pequenas bandeiras coloridas, que marcam momentos históricos e servem de propaganda para as campanhas politicas, sendo atualmente pouco utilizadas. Estas imagens fazem parte do rico acervo do Prof. Henrique Peclat, último Presidente do Diretório Estadual de Goiás - GO, hoje com 90 anos, que gentilmente recebeu o leitor do blog Populista em uma visita repleta de nostalgia, nos enviando estas imagens posteriormente posteriormente, sendo prontamente expostas aos visitantes. 

Nota-se na imagem a grande importância por parte do Partido em não apenas eleger seu principal nome nas eleições de 1958, mais levar consigo um número significativo de Deputados Federais e Estaduais que pudessem fazer um contraponto aos partido de oposição a suas propostas.

Em uma postagem mas antiga, de janeiro de 2011, abordei esta mesma flamula, porem produzida em outra cor, porem com a mesma frase, para maiores informações acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/01/ajude-eleger-bancada-de-plinio-salgado.html


Acima imagem da flâmula com a imagem do Presidente Nacional do Partido de Representação Popular, Plínio Salgado com a frase "Ajude a eleger a bancada de Plínio Salgado, 3 de outubro de 1958". 


Registro fotográfico da flâmula com o Simbolo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sigma com a frase "Ajude a eleger a bancada de Plínio Salgado, 3 de outubro de 1958". Nesta imagem nota-se que o Sigma já havia sido reincorporado à iconografia do Partido Populista. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

"Blog Populista sorteia a Revista do Arquivo, com artigo sobre Plínio Salgado"

Para comemorar os 57 anos da realização do Conclave de Líderes da Confederação de Centros Culturais da Juventude - CCCJ, realizada em Itabuna - BA, nos dias 27, 28 e 29 de julho de 1956, o blog Populista irá sortear cinco exemplares da Revista do Arquivo n° 11, publicada em junho de 2013. 

Este periódico conta com diversos artigos que abordam a história de Rio Claro - SP, dentre eles o artigo de autoria do autor do blog Populista, intitulado "As eleições de 1955: Ensaio sobre a participação de Plínio Salgado nas eleições presidenciais", servindo de fonte para os estudos sobre a história de Salgado e principalmente do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), por trazer aspectos pouco conhecidos da rica história da legenda.

Para participar da promoção do blog os interessados devem mandar e-mail para o endereço guilhermejorgefigueira@gmail.com respondendo a pergunta: Qual o principal simbolo que representa os membros da Confederação dos Centros Culturais da Juventude? Lembro que no e-mail deve constar nome e endereço completo para o envio da revista pelos correios. 


Acima imagem da capa da revista do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, n°11, junho de 2013, contendo a fotografia da cantora Dalva de Oliveira.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

“Monumentos e homenagens aos Integralistas”

Recentemente recebi do leitor Mateo Borda Daniel, de Bauru - SP, imagens do jazigo, localizado no Cemitério da Saudade, em Bauru - SP, aonde repousa o primeiro mártire da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), o camisa-verde Nicola Rosica, morto durante uma manifestação Integralista na Rua Batista de Carvalho, no dia 03 de outubro de 1934, na qual contou com a presença do Chefe Nacional Plínio Salgado e outras personalidades do movimento. 

O camisa-verde Nicola Rosica era homem simples, casado e pai de dois filhos, laborava como servente de ferrovia, demonstrando que ao contrario do que é afirmado em muitos estudos, o Integralismo penetrou não apenas na classe média, alcançando grande parte do proletariado brasileiro. 

Abaixo duas imagens enviadas ao blog Populista pelo leitor Mateo Borda, caso conheça alguma homenagem, monumento ou placa alusiva a personalidades que fizeram parte da Acção Integralista Brasileira ou do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), mande os registros para: guilhermejorgefigueira@gmail.com.br.


Registro fotográfico parcial da placa indicativa fixada em uma escultura de ferro com a frase: "Aqui repousa Nicola Rosica. Falecido 3 - 10 - 1934. Anauê".


Imagem parcial do jazigo em concreto com o simbolo Integralista e a frase: "Aqui jaz os restos mortais do Tenente General Nicola Rosica Barbaramente Assassinado por Comunistas na data Histórica de 3 de outubro de 1934. Anauê Anauê Anauê". Nota-se que nesta homenagem o camisa-verde foi saudado com três Anauês, prerrogativa apenas para líder Integralista e os mártires do movimento.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

"VIII Semana de História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ"

Um dos objetivos do blog Populista é informar aos leitores os eventos acadêmicos que são realizados em todo o Brasil na area das Ciências Sociais, seguindo esta proposta divulgo aos senhores a VIII Semana de História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, que será realizada nos dias 11 a 14 de novembro de 2013, nas dependências da faculdade localizada na Rua São Francisco Xavier, n° 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9° andar, Bloco F, Maracanã, Rio de Janeiro - RJ. 

Na edição anterior o trabalho de minha autoria intitulado "O Manifesto de Outubro, ontem e hoje", foi selecionado para participar de uma das diversas mesas temáticas. Este ano pretendo inscrever um novo trabalho e conto com a presença de todos durante a apresentação, as inscrições para ouvintes são gratuitas. Para maiores informações sobre o evento acesse: www.semanahistoriauerj.net. 

Acima cartaz de divulgação da VIII Semana de História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Série Entrevista IX - Sra.Lieden Maria de Oliveira Carvalho."

Ficha técnica
Nome: Lieden Maria de Oliveira Carvalho.
Filiação: Alcy Corrêa Carvalho e Juracy de Oliveira Carvalho.
Estado: Niterói - RJ.
Data de nascimento: 19/02/1948.
Profissão: Engenheira Eletricista.

Entrevista realizada no mês de maio de 2013 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com a neta do veterano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sr. João de Oliveira.


Acima imagem parcial do Jornal A Offensiva, n°266, página 03, Ano 1936 com a reportagem "A Crise Medico-Pharmaceutica", de autoria do Dr. Raul Leite. 

1) Sra. Lieden Carvalho Leite, quais são as primeiras lembranças da senhora referente ao seu avô Sr. João de Oliveira? 

Vovô João não tenho lembranças diretas com ele Integralista, pois faleceu quando eu era menina-moça, mas lembro-me nitidamente de um álbum de meus pais e avós, eram vários, que tinha uma propaganda Integralista, tipo cartão de visita um pouco maior que me chamava à atenção e papai explicou algo sobre o Integralismo. Quando a saúde permitir que eu vá á casa de mamãe irei procurar, estão com ela, e quem sabe não encontro mais algo sobre o assunto. 

As lembranças maiores eram sobre o que mamãe contava: Tio Raymundo Aranha Cotrim, tio de coração e um dos maiores amigos de meu avô, ele inclusive recebeu mamãe nas escadarias da Catedral de Niterói das mãos de vovô e a entregou ao papai no altar, eram segundo ouvia o único da Câmara que nao foi preso e papai falava sempre que participara ativamente da juventude Integralista no colégio, devia ser bem garoto na época, era de 1918, o nome dele era Alcy Corrêa Carvalho. 

2) Seu avô, sogro e tio, como muitos outros jovens do período, fizeram parte da Ação Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), vestindo o uniforme Integralista e participando de diversas manifestações durante período. A senhora lembra-se de alguma história contada por eles durante os eventos promovidos pela AIB? 

Acredito que sim, sei que na ocasião das prisões em que meu sogro Raul Leite, membro da Câmara e dono dos Laboratórios Raul Leite, foi preso, Tio Cotrim e Tia Juracy, sua segunda esposa filha de um General, que não me lembro mais o nome nem sobrenome, queimaram tudo inclusive os uniformes, a história ficou viva anos e anos na família. 

Fiquei feliz ao encontrar uma fonte dele com o uniforme e a tenho no meu quarto de vestir. Meu sogro faleceu de coração na Bahia, quando sido homenageado pelo Laboratório ou pela Câmara do Comércio lá após uma visita à Fazenda Costa Pinto da qual temos várias fotos, as últimas dele em vida. A foto é linda e Larry não se importa de ficar no meu quarto de vestir (ou hóspede).  

Ganhei todos os papeis antigos que minha cunhada não queria e nem Larry, são preciosos documentos que estavam organizados para dar ao sobrinho dele e agora vou dar ao sobrinho-neto que é filho dele, está parado o trabalho no momento, tem mais do Laboratório, mas se encontrar algum do Integralismo escaneio, se Larry permitir vou escanear a foto do pai dele e enviar, apesar de achar difícil. Vou postar quando der tempo nos meus álbuns da Internet.

3) Os Laboratórios Raul Leite eram muito divulgados no jornal Integralista A Offensiva, seu proprietário Dr. Raul Leite inclusive aparece em reportagens, a senhora acredita que isso foi nocivo para o andamento dos negócios?

Sobre os laboratórios tenho muito material guardado em caixas separadas e algumas fotos em álbuns. Todos os anos ele mandava rezar uma missa de aniversário, há muitas fotos ainda com várias cópias depois da missa e acredito que era para dar de presente aos empregados e parentes. O que sempre me intrigou foi o fato e seu laboratório, multinacional, ter sido relegado ao esquecimento e procurei muito nos sebos e nas livrarias sobre ele e o laboratório e parecem ter sido apagados da história.

Não é estranho, pois tivemos a ditadura de Getúlio por longos anos, terá sido a causa? Mas nem num livro lido sobre os principais laboratórios do Brasil aparece o do meu sogro e há outros de bem menor expressão. Há em sua homenagem ruas e escolas com seu nome, além de uma praça na sua cidade natal em Passa Tempo – MG que vela seu nome, uma importante homenagem.

4) O casamento entre Integralistas era algo comum no cotidiano do militante, inclusive durante a cerimonia religiosa os noivos eram incentivados a casar com a camisa-verde Integralista, seu sogro foi um dos muitos que casaram seguindo o ritual Integralista, pode nos falar algo sobre essa data? 

Não sei se meu sogro se casou de uniforme, suas fotos são de um casamento lindo, mas fraque e ela de noiva. Nem meus Tios ou meus Avós. Mas acredito que todos tivessem uniformes, Tio Cotrim e minha Tia Juracy, assim como meu sogro tenho certeza. Vovô achou que tinha também, vovó não tenho idéia, deve ter tido também, por ser uma mulher muito adiantada para a época, seu nome era Ormezinha Pereira Lindgren do primeiro casamento e Ormezinha Pereira Oliveira do segundo. 

Como eram Maçons, sou de família Maçons, e na época somente as esposas e filhos Maçons sabiam (meu Tio Antônio também era), muito ficou em segredo porque fui reconhecida na missa dos meus avós falecidos e ao visitar Tio Contrim em São Paulo, já viúvo, não falamos do assunto. 

5) A Acção Integralista Brasileira durante sua existência combateu arduamente o Comunismo, Fascismo, Nazismo e o Liberalismo, marchando pelas ruas das cidades com seus militantes, chegando a confrontos violentos que ceifaram a vida de inúmeros militantes de ambos os lados. Algum dos seus familiares, ou pessoas próximas se envolveram em algumas dessas batalhas? 

Não sei, sei apenas que meu sogro foi preso em casa e meu Tio escapou. Sei que seu laboratório, que se perdeu por brigas de heranças com os filhos dele do primeiro casamento, Multinacional muito importante, ficou como que apagado de documentos sobre o mesmo e o nome de meu sogro também.

Fiquei magoada quando não vi seu Laboratório nem mencionado num livro famoso sobre laboratórios brasileiros em detrimento de outros menos importantes e como que apagaram toda sua vida nos documentos pós-ditadura Vargas, que traiu o Integralismo. Tenho foto de meu sogro com ele, ele acreditava que Getúlio era simpático ao Integralismo, e vou ler as cartas de meu sobre para minha sogra quando estava na prisão que meu marido me deu de presente o que há sobre o que aconteceu na prisão ou algo mais importante sobre o movimento, mesmo sendo pessoal ele fala de atrocidades e fala no nome de um amigo torturado. Estão guardadas na mesma caixa que minha sogra guardou até falecer. 

6) Em 1937, foi instaurado o Estado Novo (1937-1945), deflagrando uma ditadura que aboliu os direitos políticos e civis da população brasileira, muitos Integralistas durante esse período acabaram perdendo os cargos públicos, foram presos e consequentemente torturados, inclusive por causa do medo em sofrer alguma dessas atrocidades alguns camisas-verdes destruíram documentos e indumentárias que pudessem relacionar o Integralismo a eles, houve algum episodio em sua família? 

Muito do que existe foi queimado e mamãe contou que Tio Cotrim e Tia Juracy tiveram que queimar os uniformes e todos os documentos para não sofrerem o que seus companheiros estavam sofrendo. O Integralismo era assunto muito falado em nossa casa, mas eu era criança na época e na juventude papai falava mais do orgulho de ter sido, tão jovem, membro da juventude Integralista.  

Tenho as cartas de meu sogro para minha sogra durante o tempo em que esteve preso e acredito que sua morte prematuro do coração tenha sido consequência do sofrimento nos dias de prisão.

7) Por fim, qual a mensagem que o senhor deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo? 

Os jovens de hoje em sua maioria não são criados dentro dos princípios que fomos de ética, moral, das virtudes e muitos que são se deixam levar pela mídia que é direcionada exatamente contra os princípios Deus, Pátria e Família. 

Mas há um movimento de jovens agora muito grande em direção à igrejas, notadamente católicas e protestantes (evangélicas) e da procura de algo mais profundo, sinto isso quando vejo a televisão e também o trabalho maravilhoso dos Arautos do Evangelho e do grupo carismático, há um grande número de padres jovens e pastores também e nas religiões Africanas e Orientais também, acredito num novo renascimento e os movimentos Integralista e Monarquia são parte disso, pena que haja muitos preconceitos e posturas que causam facções que podem provocar cisões em ambos. 

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);