segunda-feira, 24 de junho de 2013

"Exposição Um olhar sobre o Brasil encerra no Rio de Janeiro com imagens da Acção Integralista Brasileira"

O Arquivo Nacional localizado na Praça da República, n° 173, Centro do Rio de Janeiro, encerrou, no mês de junho de 2013, a exposição realizada pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e Cultura - Unesco, em homenagem aos 20 anos do Programa Memória do Mundo, intitulada " Um olhar sobre o Brasil". O evento celebrou os cincos anos de atuação do Comitê Nacional do Brasil, que possui o objetivo de reconhecer e valorizar os acervos documentais de importância para a história do Brasil, além de preservar e facilitar o acesso ao público em geral dos diversos documentos em posse de instituições públicas e privadas.

Aos que tiveram a oportunidade de visitar a exposição puderam conferir a pluralidade de documentos e fotos cedidas por diferentes acervos espalhados pelo Brasil que encontram-se nominados pelo programa da Unesco e tiveram a gentileza de enviar material para compor o evento, destacando-se o Arquivo Público do Paraná que enviou algumas imagens do seu acervo, dentre elas a foto de um soldado da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), sem a identificação do autor ou data da fotografia, nota-se na imagem a bolacha com o Sigma, cobertura de pano, tendo no centro o pin da milícia Integralista. 

Esta cobertura de pano foi muito utilizada pelos combatentes paulistas durante a revolução constitucionalista de 1932, sendo adotada pelos integrantes das milícias Integralista como forma de se defenderem de possíveis agressões por parte dos seus adversários durante as manifestações. Diferente dos veteranos de 1932 os camisas-verdes não usavam a cobertura acompanhada do capacete de aço.


Acima imagem do militante Integralista posando para foto com seu uniforme completo, este registro fotográfico e um dos inúmeros presente no acervo do Dops-PR que trata sobre Integralismo (Fonte: Arquivo Público Parana).  

3 comentários:

  1. Saudações, gostaria de saber o nome e se possível imagens no chapéu que o camisa-verde está usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, obrigado pela mensagem.
      Sem ver o capacete ao vivo é difícil dizer, entretanto é possível que seja um capacete de pano ou de cortiça, muito utilizado pelos revolucionários de 1932.
      Abraços.

      Excluir

Obrigado.