segunda-feira, 17 de junho de 2013

"Busto de Plínio Salgado exposto na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro"

Os bustos de Plínio Salgado localizado na Biblioteca Municipal de São Bento de Sapucaí e o presente na Praça Plínio Salgado, em Rio Claro - SP, hoje desaparecido, já foram motivos de inúmeras postagens sobre estas diferentes homenagens ao Presidente do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). Os artistas escolhidos para esculpirem estas homenagens são desconhecidos atualmente, sendo que no segundo caso devido ao desaparecimento da obra, fruto de furto, dificilmente se saberá o nome do autor, devido a ausência de registro por parte da Prefeitura.

Nos anos 1930 a abundancia de homenagens ao Chefe da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) era algo comum, refletindo o desejo por parte dos camisas-verdes, por todo o Brasil, em homenagear seu principal líder. O jornal oficial do movimento A Offensiva, n°292, publicado no dia 23 de setembro de 1936, página 14, noticiou com entusiasmo a obra de arte, esculpida em gesso, sendo transformada em bronze posteriormente, da artista Angelica Ellery, criada durante as aulas na Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Acima registro fotográfico do jornal A Offensiva, n°292, página 14, ano 1936, da artista Angelica Ellery ao lado da escultura de sua autoria representando a imagem do Chefe da Acção Integralista Brasileira Plínio Salgado

A imagem da escultura traz consigo todos os traços característicos da face do Chefe Nacional, fazendo semelhança com perfis clássicos das artes gregas e romanas, com uma forte tendência futurista, através das suas linhas retas. Este movimento artístico e literário criado na Itália, pelo poeta Filippo Marinetti, está presente em muita das ilustrações das capas da revista ilustrada Anauê! (1935-1937) e em outras imagens vinculadas no jornal A Offensiva, além de outras publicações do período e a arquitetura urbana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.