segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Série Entrevista VII - Sra. Evandra Novaes Santos"

Ficha técnica
Nome: Evandra Novaes Santos
Filiação: Maria de Lourdes Novaes Santos e Florencio Manuel dos Santos
Estado: Ipiaú - BA
Data de nascimento: 11/04/1948
Profissão: Esteticista

Entrevista realizada no mês de junho de 2013 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com a esteticista Sra. Evandra Novaes Santos.

1) Sra. Evandra Novaes Santos, a senhora durante sua vida teve a oportunidade de conhecer o poeta, escritor e político Plínio Salgado, através desse contato quais são as primeiras lembranças da senhora referente a esta figura ímpar da história brasileira?

Plínio Salgado era um homem simples, muito religioso e determinado em suas atitudes, um grande orador, uma alma dotada de grande sensibilidade. Estudei em um colégio aqui em São Paulo (Pensionato Nossa Senhora da Guia), nessa época ele era Deputado Federal, onde ele era figura importante, juntamente com sua filha Maria Amélia Salgado Loureiro, passei muitas férias junto com a família, viagens para Campos do Jordão - SP, foi uma época fantástica.

2) Plínio Salgado ficou famoso pela capacidade de conquistar a mente e corações da população através dos seus discursos sobre os mais diferentes temas, a senhora teve a oportunidade de ouvir ao vivo, ou na rádio, algum desses discursos? A senhora se lembra em qual local e como foi?

Lembro apenas que era um homem muito carismático, que fazia grandes contribuições para o colégio, envolvente, eu era apenas uma menina é tive a honra de participar de muitos bons momentos ao lado da sua família.

3) A figura de Plínio Salgado está repleta de interpretações dos mais diferentes tipos, algumas inclusive taxando Salgado de copia fascista, dentre outras. Qual a opinião da senhora sobre essas afirmações?

Fico estarrecida com tais comentários, pois Plínio Salgado era um homem extremamente religioso, ia a missa todos os domingos, sua preocupação com os menos favorecidos era muito grande, era dotado de muita sensibilidade, um homem íntegro, não compreendo essas comparações.

4) A maioria dos livros de Plínio Salgado são hoje desconhecidos pela população e a academia, obras como "O Estrangeiro" e "A Vida de Jesus" são encontradas apenas em sebos ou sites de livros usados, por qual motivo a senhora acha que isso ocorre atualmente?

Pela própria figura que lhe taxaram de fascista. É lamentável esquecerem o homem brilhante, que quando esteve exilado em Portugal fez a tradução da Bíblia, o Brasil infelizmente não tem memória. Plínio Salgado tinha um sonho político, era audacioso, uma mente brilhante, um grande líder revolucionário.

5) Por fim, qual a mensagem que a senhora deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial sobre Plínio Salgado?

A história do Brasil é muito ampla, há uma escalada de homens que acreditavam em um país mais junto com melhor distribuição de renda. O que posso falar de Plínio Salgado que tive o prazer imenso de conhecer um grande homem, político, defensor da família. Tive a primazia de assistir as missas dominicais com a família, seus olhos eram sempre de buscas, suas mãos hábeis no escrever, um orador nato, dotado de uma inteligência magnífica e de muitas vezes uma pureza encantadora. Sonhou muito, teve muitas decepções, mais acreditava em seus sonhos.

---

Abaixo lista de entrevistados:


Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);


Entrevista IX Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.