quarta-feira, 25 de abril de 2012

Parte III: “O Jubileu de Prata Integralista”


Imagem do anverso da medalha Integralista do Jubileu de Prata.

Existem inúmeras medalhas comemorativas cunhadas para eternizar datas e eventos importantes promovidos pelo Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), prática comum absorvida da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), porém nenhuma outra traduz de forma mais clara o Jubileu de Prata Integralista do que a medalha cunhada em prata e em metal, com diâmetro 50 mm, assinada por “Thompson”, e datada de 1952.
A medalha Integralista de 20 anos do Manifesto de 07 de Outubro de 1932 infelizmente não apresenta numeração nem indica sua tiragem, porém traz a marca “FL” que supostamente seria sua casa gravadora. A ausência destas informações não diminui o brilho desta peça histórica, o anverso que leva o desenho da lâmpada saindo fumaça e formando o Sigma, no fundo o Cruzeiro do Sul e na borda a inscrição acorrentada “Deus, Pátria e Família” demonstra claramente a intenção do artista em caracterizar o “mágico” ressurgimento do Integralismo em todo o Brasil, marcando assim uma nova era de trabalhos capitaneada pelo Partido de Representação Popular, tendo a frente o seu principal líder Plínio Salgado.
Pode-se ainda analisar que em seu reverso encontra-se a inscrição do lema Integralista “Pelo Bem do Brasil”, e na borda a data da comemoração do Jubileu Integralista “1932-1952 -7 de Outubro”. Os interessados em obter maiores informações sobre esta rara medalha podem encontrar no Catálogo de Medalhas da República do Brasil, página 123, editado por Kurt Prober, em 1965. 


Imagem do reverso da medalha Integralista do Jubileu de Prata.

9 comentários:

  1. A título de informação: a referida medalha foi cunhada por Frederico Lohmann (FL), da "Indústria e Metalurgica Frederico Lohmann Filho & Cia Ltda.". Foram concedidas em Bronze e Bronze Prateado. Existem também algumas em Ouro, consideradas extremamente raras, pois eram emitidas mediante solicitação particular e indenização no valor de 500 cruzeiros, diretamente na subscrição.

    Aproveito para parabenizar novamente pelo excelente trabalho de resgate histórico do PRP e do Integralismo.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Breno, muito obrigado por sua colaboração, de fato desconhecia a existência desta medalha em Ouro, alem disso pensava que ambos os modelos tinham sido produzidos em prata ou metal, são estas novas informações enviadas pelos freqüentadores do blog que me incentivam a continuar o trabalho.
    Por acaso o senhor teria a imagem da medalha em ouro? Ou outro objeto inusitado sobre o Partido de Representação Popular que pudesse enviar a imagem?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Achei em Guaíra, SP, uma medalha centrada no E do sigma, com a saudação Anauê, com dizeres Deus, Pátria e Família, em bronze, que não fazendo referência a qualquer jubileu ou data específica, presumo tenha sido cunhada entre 32 a 37, se tiverem interesse, mando uma foto. Em tempo: a medalha é encimada por alsa em forma de presilha, como para ser pendurada na "camisa verde"
    De Rib. Preto, marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, parabéns pelo achado, sim tenho interesse, por favor envie a imagem para este e-mail: guilhermejorgefigueira@gmail.com

      Obrigado.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. tenho um jubileu de prata igual ao da foto acima gostaria de saber seu valor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, existem 03 tipos de modelo desta medalha, qual seria o que se encontra em sua posse? Caso seja o modelo acima o valor de revenda seria em torno de R$ 50,00 a R$ 100,00.
      Obrigado.
      Guilherme Jorge Figueira

      Excluir
  6. Tenho um jubileu de prata! Prata mesmo.gostaria de mais informaçoes e de seu valor

    ResponderExcluir
  7. Tenho um jubileu de prata! Prata mesmo.gostaria de mais informaçoes e de seu valor

    ResponderExcluir

Obrigado.