domingo, 29 de abril de 2012

“Leitura de poetas modernistas na Biblioteca Municipal de Botafogo - RJ”


Continuando as homenagens a Semana de Arte Moderna de 1922, no Rio de Janeiro, será realizada na Biblioteca Municipal de Botafogo a leitura de poemas modernistas pelo poeta Eucanaã Ferraz, autor de diversos livros, entre eles “Rua do Mundo”. Após a dissertação dos poemas, os presentes terão a oportunidade de conversar com o poeta e discutir sobre a importância da poesia para a literatura brasileira.

O evento será realizado dia 30, às 19 horas, na Rua Farani, n.53, Botafogo, Rio de Janeiro. Esta é mais uma oportunidade de conhecer as origens do pensamento revolucionário do Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plínio Salgado, que em diversos estudos sobre a Semana de Arte Modernas de 1922 teve sua participação omitida. Abaixo poema escrito e publicado em 1917, por Salgado, quando o autor contava com apenas 22 anos, presente no livro "Poemário da Vida Heroica", coleção Águia Branca, Livraria Clássica Brasileira, Rio de Janeiro, ano 1955.

Canção das Águias 
(Autor Plínio Salgado)

Eleva-te no azul! Corta-o, serena e forte...
Rasga o seio à amplidão! Embriaga-te no arrojo
Do voo triunfal! Deixa que estruja o Norte,
Que o mar rebente a fúria e levante do bojo
as potências revéis e as ciladas da morte!
Atira-te no espaço!
E, se um dia, singrado os céus, vieres de rojo,
rotas as asas de aço,
ferido o coração, a alma descrente,
não te abata o cansaço,
de oceano, atro e fatal, não te sorva a torrente...
Grita, forceja, anseia e combate impoluta!
Morre a lutar!
Morre a lutar!
Mas, antes de morrer, tenta ainda voar! 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Parte III: “O Jubileu de Prata Integralista”


Imagem do anverso da medalha Integralista do Jubileu de Prata.

Existem inúmeras medalhas comemorativas cunhadas para eternizar datas e eventos importantes promovidos pelo Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), prática comum absorvida da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), porém nenhuma outra traduz de forma mais clara o Jubileu de Prata Integralista do que a medalha cunhada em prata e em metal, com diâmetro 50 mm, assinada por “Thompson”, e datada de 1952.
A medalha Integralista de 20 anos do Manifesto de 07 de Outubro de 1932 infelizmente não apresenta numeração nem indica sua tiragem, porém traz a marca “FL” que supostamente seria sua casa gravadora. A ausência destas informações não diminui o brilho desta peça histórica, o anverso que leva o desenho da lâmpada saindo fumaça e formando o Sigma, no fundo o Cruzeiro do Sul e na borda a inscrição acorrentada “Deus, Pátria e Família” demonstra claramente a intenção do artista em caracterizar o “mágico” ressurgimento do Integralismo em todo o Brasil, marcando assim uma nova era de trabalhos capitaneada pelo Partido de Representação Popular, tendo a frente o seu principal líder Plínio Salgado.
Pode-se ainda analisar que em seu reverso encontra-se a inscrição do lema Integralista “Pelo Bem do Brasil”, e na borda a data da comemoração do Jubileu Integralista “1932-1952 -7 de Outubro”. Os interessados em obter maiores informações sobre esta rara medalha podem encontrar no Catálogo de Medalhas da República do Brasil, página 123, editado por Kurt Prober, em 1965. 


Imagem do reverso da medalha Integralista do Jubileu de Prata.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Parte II: "XV Encontro Regional de História - ANPUH / RJ”


Infelizmente informo aos frequentadores do blog Populista que o XV Encontro Regional de História da ANPUH / RJ intitulado “Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, que será realizado nos dias 23 e 27 de julho de 2012, na Faculdade de Formação de Professor, unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ, localizada na cidade de São Gonçalo não contara com o Simpósio “História dos Partidos e Movimentos de Direita” devido a pouca procura por parte dos estudantes.

Sem dúvida alguma quem perde com a ausência da temática é o próprio evento, porem isso não deve desestimular os trabalhos sobre os “movimentos de direita”, ao contrario, o interesse sobre o assunto cresce a passos largos, com diversos trabalhos sendo publicados sistematicamente, além do fácil acesso a material proporcionado pela a digitalização do acervo dos Arquivos Públicos espalhados pelo Brasil, algo impensável a 10 ou 15 anos atrás.

Os interessados em participar de outros Simpósios durante o evento poderão encontrar a lista no portal: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

“A Semana de Arte Moderna em debate no Centro Cultural Banco do Brasil”

Hoje saio um pouco do tema do blog Populista para indicar o “Sarau Ideias”, que será realizado no dia 17 de abril de 2012, às 18h30m, com a presença do músico e escritor Fausto Fawcett e o diretor teatral Jose Celso Martinez Correa, contando também com a mediação do músico Charles Gavin, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, localizado na Rua Primeiro de Marco, n° 66, Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Esta é uma interessante oportunidade para os interessados sobre as origens do pensamento revolucionário de um dos protagonistas da Semana de Arte Moderna de 1922, autor do romance “O Estrangeiro”, publicado em 1926 e que teve sua primeira edição esgotada em 20 dias, Plínio Salgado; debaterem sobre o “Grupo da Anta” ou mesmo o Manifesto Modernista intitulado “A Anta e o Curupira”, publicado em formato de livro, que teve além da colaboração de Salgado, Menotti Del Picchia e Cassiano Ricardo, sendo hoje uma obra rara.

Para maiores informações sobre a programação do Centro Cultural Banco do Brasil, acesse: www.bb.com.br


Acima reprodução do catálogo da Semana da Arte Moderna de 1922, realizado no Teatro Municipal da cidade de São Paulo – SP

sexta-feira, 13 de abril de 2012

“Jornal Ultima Hora presente na campanha Presidencial de 1955”

Na ultima postagem trouxe aos leitores do blog Populista imagem da charge, de autoria do cartunista Massara, publicada no jornal Ultima Hora, um periódico criado para apoiar Getulio Vargas, que acabou marcando de forma não intencional a história do jornalismo nacional pelas mudanças jornalísticas e gráficas, influenciando a vida de inúmeros brasileiros, com suas opiniões publicadas de forma irreverente, sobre os mais diversos assuntos em voga da época.

Em homenagem ao jornal Ultima Hora, que se hoje estivesse em circulação completaria no dia 12 de junho de 2012, 61 anos, trago a matéria publicada no dia 03 de outubro de 1955, página 03, sobre a chegada do Presidente do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plínio Salgado a gare D. Pedro II, procedente de São Paulo aonde ocorreu um acidente automobilístico no qual sofreu escoriações na face, tendo inclusive votado no pleito que concorreu a Presidência da República com curativos.
Abaixo legenda da reportagem intitulada Chega o Candidato (Nariz em Forma):
 “O Sr. Plínio Salgado desembarcou na manhã de ontem de um trem na gare D. Pedro II, procedente de São Paulo. Como se sabe, o candidato do PRP à Presidência da República estava hospitalizado numa cidade do interior de São Paulo, em conseqüência dos ferimentos recebidos num acidente automobilístico. Apresentando ainda no rosto, os vestígios das contusões. O Sr. Plínio Salgado voltou ao Rio para exercer o direito de voto já com seu nariz em forma.