quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

“Trabalhos publicados sobre a História e Doutrina Integralista”

Hoje gostaria de indicar aos pesquisadores e curiosos sobre o Integralismo, um dos mais recentes trabalhos publicados sobre o assunto vinculado na revista Recôncavo, escrito pelo Licenciando em História, na UNIABEU, David Barreto Coutinho, intitulado “A estrutura do Integralismo na década de 1930 - Arcabouço doutrinário e a pratica do movimento".  

Publicado em dezembro de 2011 o trabalho traz uma análise introdutória sobre a historia e a doutrina Integralista, algumas conclusões trazidas pelo pesquisador podem gerar polêmicas, porém em um assunto que os historiadores e pesquisadores, em sua maioria, não conseguem chegar num senso comum, esta interpretação é interessante justamente pelas fontes utilizadas pelo autor.

Vamos aguardar os próximos trabalhos do pesquisador para que eu possa trazer aos leitores do blog Populista uma análise mais aprofundada, porém a abordagem sobre as contradições e práticas da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) e seus lideres, já presente neste texto, torna seu trabalho de alguma forma pioneiro nos estudos sobre Integralismo.

Link para revista: www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/reconcavo/issue/current 
Link direto: www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/reconcavo/article/viewFile/265/pdf_119

2 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras, Jorge. Gostaria de deixar em pauta para todos interessados no tema, sejam curiosos, simpatizantes ou pesquisadores, minha pesquisa está apenas no começo. Sem dúvida trabalharei com outras fontes, como bem dito aqui, este foi apenas um trabalho introdutório. No mais, disponibilizo-me ao diálogo com quem se interessar. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas crítica, Jorge! Quero deixar em pauta, aos curiosos, simpatizantes ou pesquisadores sobre o tema que minhas pesquisas estão apenas no começo. Efetivarei o trabalho com outras fontes, inclusive com obras de Barroso e Reale. No artigo deixo claro a primeira opção por Plínio Salgado, que por sua vez também se manterá como uma constante em minha pesquisa. No mais, estou aberto ao diálogo. Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado.