quarta-feira, 5 de outubro de 2011

“Livros e dedicatórias a Plínio Salgado”

As dedicatórias cumprem a tarefa de ser um registro histórico informal sobre um personagem, relegadas muitas vezes ao esquecimento são uma interessante fonte de informação para se compreender o relacionamento entre amigos e familiares, por transcender a morte dos seus criadores e se tornarem um único personagem, casados para sempre.

Os livros pertencentes à biblioteca de Plínio Salgado, em sua grande maioria, continham dedicatórias entusiasmadas pelos seus amigos e simpatizantes, que presenteavam o Presidente do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) com os mais diferentes títulos, formando assim um acervo diversificado e com dedicatórias inusitadas, que compunham suas bibliotecas em seu gabinete e residência.
Uma dessas inúmeras dedicatórias pode ser encontrada no livro Roteiro Turístico da Cidade do Salvador, de autoria de Luiz M. Monteiro da Costa, publicado em 1952, o livro traz algumas palavras dedicadas a Salgado, se não vejamos:  Ilustre Chefe Plínio Salgado, Almejo que este Roteiro Turístico da Cidade do Salvador, venha enriquecer a vossa magnífica biblioteca em assuntos ligados ao Brasil, este grandioso País que vós nos ensinastes a amar. Anauê pelo Brasil , Lulmiro de Oliveira, 07/06/52”.
Através desta dedicatória podemos analisar que seu autor pertenceu aos quadros da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), permanecendo admirador do Chefe da AIB após seu fechamento, nota-se que o Integralismo teve forte presença e conseqüentemente perseguição no Estado da Bahia, por esse motivo foi um dos Estados mais visitados por Plínio Salgado durante as eleições presidenciais de 1955, na tentativa de buscar os votos dos seus simpatizantes que na década de 30 pertenceram ao Integralismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.