terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Livro Imagens do Sigma

Ao longo dos anos inúmeros livros foram publicados sobre a história do Integralismo brasileiro, dentre as diversas obras o livro "Imagens do Sigma", organizado pelos pesquisadores Luiz Henrique Sombra e Luiz Felipe Hirtz Guerra, editado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ, em 1998, possui enorme destaque, em razão das icônicas imagens presentes na publicação. 

Ao longo das 129 páginas do livro o leitor poderá se debruçar por boa parte da história do Sigma, servindo a obra como uma verdadeira cápsula do tempo, aproveitando o vasto acervo presente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, proveniente dos arquivos do DOPS, para trazer ao leitor aspectos únicos do Integralismo e sua iconografia. Abaixo selecionei algumas imagens do período do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). 


Acima imagem do II Congresso Nacional dos Centros Culturais da Juventude, em 14 março de 1954 (Fonte: APERJ). 


Registro fotográfico da exposição comemorativa do 25° aniversário de fundação da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) (Fonte: APERJ). 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

"Código do Pliniano"

Regimentos internos, códigos de conduta, estatutos e diretrizes são algo rotineiramente encontrado nos jornais publicados pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que buscava criar uma identidade nacional para um movimento politico e social presente em todo o país. Dentre os inúmeros documentos emitidos pelo movimento do Sigma o Código do Pliniano é pouco conhecido, muitas vezes ignorado pela historiografia. 

Publicado pelo "Suplemento dos Plinianos", em 1937, o Código do Pliniano aborda 10 (dez) artigos que todo jovem Integralista deveria seguir, além de 05 (cinco) leituras sugeridas para sua formação intelectual, são elas:  Nosso Brasil, Geografia Sentimental, Cartas a um Pliniano e Suplemento dos Plinianos

Observa-se que as edições do "Suplemento dos Plinianos", acompanhavam gratuitamente a revista "Brasil Feminino", importante publicação voltada as mulheres Integralistas que originalmente não se tratava de uma revista oficial do movimento Integralista, posteriormente se tornando, tendo estrondoso sucesso, com capas icônicas. 


Acima "Código do Pliniano", publicado no Suplemento dos Plinianos, n° 01, página 02, ano 1937.