segunda-feira, 27 de abril de 2020

"Secretário Estadual de Educação do Acre recebe livro Plínio Salgado, hoje"

No dia 11 de março de 2020, o idealizador do livro "Plínio Salgado, hoje", acadêmico Ronan Matos,  visitou a Secretário Estadual de Educação e Cultura do Estado do Acre, durante a apresentação a pasta do "Prêmio Literário", desenvolvido pela Academia Juvenil Acreana de Letras - AJAL, na oportunidade foi entregue o mencionado livro ao Secretário Mauro Sérgio Cruz.

A obra conta com inúmeras colaborações sobre aspectos diversos da história do movimento Integralista e do seu principal líder, o poeta, escritor e político Plínio Salgado. Os interessados ainda podem adquirir a obra com desconto, através do endereço eletrônico https://novaoffensiva.com.br/


Acima registro fotografico da entrega do livro "Plínio Salgado, hoje", ao Secretário Estadual de Educação e Cultura do Estado do Acre, Mauro Sérgio Cruz.

Para maiores informações sobre o livro, acesse:

domingo, 26 de abril de 2020

"O que quer o Integralismo"

Dentre os inúmeros trabalhos sobre o Integralismo e sua trajetória a grande pergunta que os acadêmicos se debruçam e sobre os desejos do Integralismo como um sistema de governo regularmente eleito. Compreender suas propostas é sem dúvida ponto de partida para analisar o desenrolar do movimento que esteve presente em todo o território nacional.

Nas últimas semanas busquei documentos e jornais produzidos durante o início da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), justamente para poder melhor apresentar a forma originaria que moldou o Sigma nos anos seguintes. Dentre eles é possível observar o texto publicado no jornal Monitor Integralista, com o título "O Quer Quer  o Integralismo". 

Algumas propostas podem parecer polêmicas na primeira leitura, como um "Governo Forte", "Controle da Economia Nacional" ou "Fiscalização Direta do Estado", entretanto, é preciso compreender as propostas no cenário dos anos de 1930, e que certas palavras mudam de sentido ao longo do anos.


Acima imagem parcial do jornal Monitor Integralista, fevereiro de 1934, página 06, ano II, n° 05 (Arquivo Público e Histórico de Rio Claro).

sexta-feira, 24 de abril de 2020

"O Juramento Integralista pode ser feito pelos católicos?"


Acima título da reportagem publicada no jornal A Offensiva, n°54, página 02, ano 1935.

"O Juramento Integralista póde ser feito pelos catholicos"? Com esse título o Professor H. J. Hagreaves, presidente do Centro D. Vital e da Associação de Moços Católicos de Juiz de Fora, além de membro da Acção Social Católica, expões  nas páginas do jornal A Offensiva o polêmico tema, que ainda hoje e discutido pela academia. 

O texto dotado de inúmeras referências filosóficas, escrito a pedido de uma das principais vogais Integralistas, o camisa-verde San Thiago Dantas (1911-1964), demonstra a importância do juramento integralista, sendo ponto central para o ingresso as fileiras do Sigma. Abaixo transcrevo o final do texto produzido pelo Prof. Hagreave, sendo mantida à grafia original: 

"Distinguindo, desta maneira, o caso de consciencia, levantado pela formula do juramento proposto - as sanções sociais prevenientes de uma necessidade irremovivel de ruptura de seus liames - somos de opinião que, sem restricções de quaesquer natureza, á luz das directrizes o catholico póde prestar o juramento Integralista".


Acima trecho do texto intitulado "O Juramento Integralista póde ser feito pelos catholicos"?publicada no jornal A Offensiva, n°54, página 02, ano 1935.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

"Livro sobre Plínio Salgado com 20% de desconto"


Acima imagem de divulgação do livro "Plínio Salgado, hoje: uma nova geração passa a limpo o Chefe Integralista" (Fonte: Nova Offensiva).

Ontem, 14 de abril de 2020, o site Nova Offensiva lançou a promoção do livro "Plínio Salgado, hoje: uma nova geração passa a limpo o Chefe Integralista", importante obra que aborda a vida e obra do principal líder Integralista, com artigos inéditos, dentre eles um dos inúmeros trabalhos do autor deste blog.

Os interessados em adquirir a obra podem aproveitar o desconto de 20% por tempo limitado, adquirindo a obra diretamente no endereço eletrônico. Nos próximos meses, segundo o site, novas obras sobre Plínio Salgado serão lançadas. 

Para maiores informações, acesse: https://novaoffensiva.com.br/

quarta-feira, 8 de abril de 2020

"O que é o Integralismo"

Muitos historiadores se debruçam na dúvida de quantos membros pertenceram a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Alguns dizem 1.000 milhão, outros 500 mil e ainda aqueles que dizem 200 mil membros, na verdade, ninguém sabe ao certo quantos camisas-verdes estiveram formalmente inscritos nas fileiras do Sigma, todos esses números não passam de projeções com dados da época.

Uma maneira diferente de observar o sucesso das "palavras novas dos novos tempos" é observar o número de edições de uma mesma obra sobre o tema, como, por exemplo, o livro "o que é o Integralismo". Escrito por Plínio Salgado, destina ao homem comum, teve um estrondoso sucesso, se esgotando rapidamente, sendo necessário diversas edições para suprir a demanda sobre esse icônico livro responsável por sintetizar a doutrina do Sigma.

Em suas páginas introdutórias o autor aborda os primeiros meses da Acção Integralista Brasileira de forma despretensiosa, na forma de depoimento, demonstrando a singularidade do Integralismo e o seu crescimento vertiginoso, mesmo com a falta de recursos financeiros. Segundo Salgado: "Quando saiu a primeira edição deste livro, publicada por Schmidt, o Integralismo estava dando seus primeiros passos. No Rio, a sede contava com apenas uma saleta, na Rua Rodrigo Silva (...)".


Acima capa do livro escrito por Plínio Salgado intitulado "O que é o Integralismo", 3° edição, 1935.


Acima contra capa do livro escrito por Plínio Salgado intitulado "O que é o Integralismo", 3° edição, 1935, nota-se na imagem o símbolo da biblioteca do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).