quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

"Plínio Salgado visita Marília"

Recebi recentemente de um dos inúmeros leitores do blog Populista um curioso santinho da visita do líder Integralista e Presidente do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado, no Município de Marília, Estado de São Paulo, publicado em 1956. 

O Núcleo Marilense da Acção Integralista Brasileira - (1932-1937), contou com forte presença de mulheres e crianças, em especial da comunidade japonesa, fato esse observado pelo pesquisador Daniel Henrique Lopes, autor da tese de Mestrado intitulada "As experiencias Femininas na AIB - 1932-1938", publicada em 2017 e defendida na Universidade Estadual Paulista - UNESP. 

Observa-se que o sucesso do Sigma no interior de São Paulo acabou reverberando no Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), que ciente da forte aceitação de suas propostas na região, algumas oriundas da década 1930,  marcou presença com a visita do seu principal líder, reforçando os laços políticos e sociais locais, com o objetivo principal de angariar votos para legenda e seus candidatos.


Acima imagem do santinho intitulado Plínio Salgado - lembrança de sua visita a Marília, publicado em 16 de setembro de 1956 (Fonte: Renan Ribeiro). 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

"O Presidente Castello Branco e o Integralismo"

Nos últimos dias fui presentado com a obra "Castello Branco - A marcha para a ditadura", publicado pela Editora Companhia das Letras, de autoria do escritor Lira Neto. Em suas páginas é possível o leitor se debruçar sobre inúmeras histórias curiosas, principalmente sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ou a Revolução de 1964, entretanto, um aspecto chama a atenção.

Durante a leitura o autor, deste importante livro biográfico, indica informações sobre a relação de Castello Branco com Integralistas proeminentes do Estado de Minas Gerais, inclusive abordando que o Presidente frequentou por diversas vezes reuniões integralistas realizadas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), informação que carece de maiores pesquisas pela academia. 

Para adquirir o livro, acesse: www.travessa.com.br. 


Acima imagem da capa do livro "Castello Branco - A marcha para a ditadura", publicado pela Editora Companhia das Letras, em 2020, de autoria do escritor Lira Neto (Fonte: Amazon). 

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

"Lançamento do livro Plínio Salgado, Hoje"

Já está disponível para compra o livro "Plínio Salgado, Hoje",  publicado pela editora EAC Editor e ArteSam, com 122 páginas. Organizado pelo escritor Ronan Matos, conta com a colaboração de diversos autores que se debruçaram sobre a vida e obra do líder Integralista Plínio Salgado, trazendo novas informações sobre um personagem extremamente em voga nos dias atuais.

A obra conta ainda com a singela colaboração do autor deste blog, com posfácio de minha autoria, além do artigo "Praça Plínio Salgado: Patrimônio Histórico de Rio Claro - SP", publicado originalmente na Revista do Arquivo, n° 13, página 19/21, em 2014, estudo pioneiro que aborda aspectos desconhecidos sobre a homenagem nas ruas do Município de Rio Claro, Estado de São Paulo.


Acima imagem de divulgação do livro "Plínio Salgado, Hoje", publicado pela editora EAC Editor e ArteSam, publicado em 2019 (Fonte: Facebook). 

Para adquirir a obra no valor de R$ 29,00, acesse: https://livraria.novaoffensiva.com.br/

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

"Marcha das Águias Brancas ao Catete"

No dia 04 de novembro de 1954 o jornal Diário da Noite, n° 5.727, órgão dos Diários Associados, publicou matéria de destaque sobre o lançamento da candidatura do líder Integralista Plínio Salgado a Presidência da República, pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). 

A referida reportagem aborda em suas páginas o papel de destaque dos Águias Brancas como difusores da candidatura do principal nome da legenda, além de demonstrar a forte influência do partido na política do Estado do Rio Grande do Sul - RS, com diversos nomes de destaque, dentre eles, os Deputados Federais Luiz Compagnoni e Nestor  Pereiro, algo desconhecido da maioria da população e dos próprios pesquisadores, que se limitam muitas vezes em falar da presença do partido  apenas no Estado de Santa Catarina - SC. 


Título da matéria publicada no jornal Diário da Noite, n° 5.727, página 01, órgão dos Diários Associados, em 04 de novembro de 1954 (Fonte: Biblioteca Nacional). 


Acima parte da matéria publicada no jornal Diário da Noite, n° 5.727, página 02, órgão dos Diários Associados, em 04 de novembro de 1954 (Fonte: Biblioteca Nacional). 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O Capitalismo e o Comunismo segundo Plínio Salgado

"O Capitalismo é uma consequência do Liberalismo", dessa forma, o então Deputado Federal pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA-SP) Plínio Salgado, iniciava seu artigo sobre o tema publicado no Diários Associados, veiculo de comunicação que irá receber inúmeras colaborações do líder Integralista ao longo dos anos.

O apanhado histórico realizado por Salgado nas páginas do Diários Associados e interessante justamente no momento atual do país, em uma disputa interna por defensores de politicas liberais que tendem a influenciar na política interna e externa do governo federal. Um fato curioso do artigo e  analogia com a lei da gravitação de Newton, demonstrando a desenvoltura do autor com diversos temas e autores. 

Segue a conclusão do artigo de autoria de Plínio Salgado: "O que não se pode negar é a identidade absoluta do Marxismo com a filosofia burguesa, criada para oprimir os humildes e justificar a exploração do homem pelo homem. O que é fora de dúvida é que o Capitalismo e o Comunismo não passam de palavras diferentes para designara mesma coisa: a brutalidade da violência, o materialismo grosseiro. 


Acima, artigo intitulado Capitalismo e Comunismo, publicado no Diários Associados, s/d, de autoria do Deputado Federal pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA-SP) Plínio Salgado. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

"Folha de São Paulo aborda história do Vovô Índio"

No dia 24 de dezembro de 2019 o jornal Folha de São Paulo publicou matéria de autoria da jornalista Anna Virginia Balloussier intitulada "Brasil já teve Vovô Índio concorrente de Papai Noel", sobre o  inusitado selvícola objeto de inúmeras postagens no blog Populista, que originou o livro "Lendas do Natal Brasileiro: Vovô Índio e Pai João", publicado pela editora Agbook, de coautoria do titular desse canal. 

Na interessante reportagem, com participação do pesquisador e historiador Leandro Pereira Gonçalves, professor do departamento de história da Universidade Federal de Juiz de Fora, é possível encontrar diversas imagens do período, que demonstram o crescente interesse sobre o personagem esquecido do natal brasileiro. 


Acima imagem publicada na versão online do jornal Folha de São Paulo de autoria da jornalista Anna Virginia Balloussier, intitulada "Brasil já teve Vovô Índio concorrente de Papai Noel", publicado no 24 de dezembro de 2019