quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

"Parte 2: Objetos e lembranças da Ação Integralista Brasileira"

Como já abordei em inúmeras postagens, aos longo dos anos, o blog Populista recebe diversas contribuições dos seus leitores, como fotos e documentos que retratam as diferentes fases do movimento Integralista, pertencente aos seus acervos familiares, demonstrando a pluralidade da história do Sigma.

Recentemente recebi do escritor Sr. Sergio Vasconcellos a imagem de um icônico anel fabricado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que pertenceu ao seu tio, o camisa-verde Manoel de Paula Lopes, sendo herdado por ele esse raro objeto esmaltado,  que contem o símbolo Integralista com o mapa do Brasil no fundo.

Em 2015 o blog Populista abordou a imagem de outro anel exposto no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, ambas as peças possuem o sigma no centro, entretanto, diferente do que ocorre no objeto pertencente a família Vasconcellos o do Arquivo Público de Rio Claro não é esmaltado, sendo todo em metal. 


Acima imagem do anel pertencente ao Sr. Sergio Vasconcellos fabricado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) (Fonte: Família Vasconcellos).

Para maiores informações, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/search?q=anel

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

"O Integralismo presente no Espírito Santo"

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) no Estado do Espírito Santo - ES cresceu a passos largos, a forte presença de imigrantes italianos na região membros das fileiras do Sigma representou uma real possibilidade para participarem da vida social e política da região, além de servir como uma afirmação de brasilidade.

A revista Vida Capixaba, lançada inicialmente em 1923, retratou de forma icônica a presença Integralista no Estado. Em suas páginas é possível encontrar inúmeros registros fotográficos de reuniões realizadas pelos camisas-verdes no Espírito Santo, em especial no Theatro Polytheama, local de inúmeras reuniões do movimento.


Acima imagem da reportagem intitulada "Movimento Provincial do Espírito Santo da Acção I. Brasileira, 30/05/1935, n° 587, p.15 (Fonte: Biblioteca Nacional).

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

"O Integralismo avança em Alagoas"

Em 1933, no Edifício Perseverança e Auxílio, localizado na Rua João Pessoa, em Maceió - AL, foi inauguro o primeiro Núcleo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) do Estado, sendo ao longo dos anos principal local de encontro dos camisas-verdes na região, estando a frente do núcleo Afrânio Salgado Lages. 

A expansão do Sigma na região contou com a penetração de diferentes classes, inclusive no setor operário, través da liderança do camisa-verde Euclides de Andrade. As escolas de alfabetização foram outro fator dominante do Integralismo em Alagoas, é possível encontrar nos jornais do período uma vasta presença de reportagens sobre a inauguração de escolas de alfabetização. 

Infelizmente existem poucos estudos sobre o Integralismo no Estado de Alagoas, difundido em mais de vinte municípios ao longo dos anos, promovendo ações cívicas, festividades e trabalhos sociais, por exemplo, como o São João dos Pobres, evento organizado pela Província, em alternativa ao Natal dos Pobres, realizado em todo o país pelos Integralistas.

Acima imagem da reportagem "Uma Escola Integralista em Alagoas", publicada no jornal A Offensiva, n° 222, 03/07/1936, p.01 (Fonte: Biblioteca Nacional).

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

"O humor no movimento Integralista"

O humor fez parte do movimento Integralista. A frase inicialmente pode causar estranheza, entretanto, um dos principais humoristas dos anos de 1930 fazia parte da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Dr. Madeira de Freitas. Essa característica pode ser observada no apelido "Galinha Verde", imposto pelos opositores do Sigma e incorporado pelo Integralismo.

Segundo e aceito pelos principais historiadores que se debruçam sobre a temática o apelido surgiu no Estado de São Paulo durante a fatídica manifestação realizada na Praça da Sé, também conhecida como "Batalha da Praça da Sé", que culminou na morte de dois camisas-verdes, são eles: Jaime Barbosa Guimarães e Caetano Spinelli, fato esse amplamente divulgado no período pelos jornais.

Curiosamente o nome "Galinha Verde" será adotado pelo movimento Integralista como uma forma irreverente, aceitando e utilizando o apelido em diversos materiais de divulgação. Esses artigos serão reproduzidos ao longo do tempo, alcançando, por exemplo, as comemorações do Jubileu de Prata Integralista, ocorrido na década de 1950. 

Os pratos abaixo que ilustram a postagem segundo o pesquisador Breno Zarranz "(...) pertenceram a um Integralista do Município de Niterói, exatamente no Bairro do Atalaia, cuja a esposa foi Chefe Blusa Verde do núcleo local. Os referidos pratos foram pintados na década de 1950, durante o Jubileu Integralista. Atualmente os pratos se encontram no acervo da família"


 Acima imagem de prato pintado por um camisa-verde na década de 1950 retratando uma galinha verde, apelido utilizado pelos opositores e integralistas (Fonte: Breno Zarranz).

Imagem de prato pintado por um camisa-verde na década de 1950 retratando duas galinhas verdes, apelido utilizado pelos opositores e integralistas (Fonte:  Breno Zarranz).

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

"Parte 2: Na chama das perseguições forja-se o aço verde do Sigma"

Voltando do período de ferias, recebi nos últimos dias do pesquisador e professor Sr. Edgar Serrato, que constantemente colabora enviando imagens diversas sobre a história do Integralismo brasileiro para o blog Populista, um icônico broche produzido pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

Trata-se de um pim comemorativo do aniversário da Província do Paraná - PR em excelente estado de conservação. Esse objeto já foi tema de postagem em 02 de junho de 2014, quando um dos leitores do blog esteve no Museu Paranaense, localizado em Curitiba - PR, e observou a presença de peça no acervo do aparelho cultural.



Acima imagem da frente do pim comemorativo da Província do Paraná produzido pela Acção Integralista Brasileira (Fonte: Acervo Edgar Serrato).


Imagem do versu do pim comemorativo da Província do Paraná produzido pela Acção Integralista Brasileira (Fonte: Acervo Edgar Serrato).

Para maiores informações, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/06/na-chama-das-perseguicoes-forja-se-o.html