sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

"Vovô Índio e o espírito do natal"

O escritor e poeta Carlos Maul foi um dos inúmeros intelectuais dos anos 1930 que divulgou a figura do Vovô Índio como símbolo do natal brasileiro. Infelizmente, atualmente poucos artigos de sua autoria podem ser encontrados sobre o personagem icônico do natal, entretanto os disponibilizados nos arquivos públicos pelo país nos mostram a dimensão da qualidade literária do autor, enriquecendo ainda mais o universo que envolve esse importante personagem da cultura nacional. 

O jornal O Estado, publicado em Florianópolis - SC, em 29 de janeiro de 1935,  página 02, é uma verdadeira "denúncia" contra o espírito consumista e das desigualdades sociais que afloram nesta data, devido ao desejo desenfreado do comercio em lucrar. Segundo o autor "Si eu tivesse força, praticaria um acto benemerito e de grande generosidade, eliminando do calendario a commemoração do nascimento de Jesus Christo. Essa festa é pretexto para a mais dura das injustiças: a de lebrar ás crianças, na phase melhor da vida, as diferenças sociais oriundas do dinheiro, despertando nas que são pobres o sentimento de inveja de revolta contra as que são ricas, ambas innocentes, victimas da perfidia humada". 


Acima imagem do  jornal O Estado, publicado em Florianópolis - SC, em 29 de janeiro de 1935,  página 02 Fonte: Biblioteca Pública de Santa Catarina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.