sexta-feira, 30 de junho de 2017

"O Cruzeiro do Sul e a simbologia na Acção Integralista Brasileira"

Nos últimos dias através WhatsApp recebei alguns questionamentos se o Cruzeiro do Sul fazia parte da simbologia Integralista, ocorre que a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) incorporou inúmeros ícones nacionais para representar não só o movimento político mais sua presença em nível nacional, portanto o Cruzeiro do Sul, ou até mesmo a bandeira nacional, foram um dos inúmeros símbolos utilizados. 

Em uma pesquisa nos Protocolos e Rituais da Acção Integralista Brasileira é possível encontrar referência ao Cruzeiro do Sul no distintivo usado pelo Plinianos, se não vejamos: "Art. 21 - Os Plinianos terão distinctivos especiaes, approvados na S.N. A. F. P. Págrafo único: Os Grupos de Plinianos usarão uma bandeira-disctinctivo - Bandeira Pliniana, - de 0,70 x 0,50 e constituida de um rectangulo azul, tendo ao centro um circulo branco de 0.30 de diametro, com uma cercadura preta, e o Sigma com cinco estrellas azues representando o Cruzeiro do Sul". 


Acima imagem do broche Integralista utilizado pelos Plinianos criado pela Acção Integralista Brasileira (Fonte: MPMilitaria).


 Acima imagem de parte dos Protocolos e Rituais editado pela Acção Integralista Brasileira, edição do Núcleo Municipal de Niterói, ano 1937.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

"Associação dos Servidores do Arquivo Nacional divulga manifesto contra fechamento da entidade"

O Arquivo Nacional, localizado no Estado do Rio de Janeiro, possui um dos maiores acervos públicos sobre o Integralismo brasileiro. Em seus arquivos é possível encontrar inúmeros processos judiciais julgados pelo nefando Tribunal de Segurança Nacional - TSN, que condenou diversos camisas-verdes durante sua existência. 

Nos últimos anos o Arquivo Nacional tem sofrido considerável corte de orçamento, acarretando em desmonte precarização do serviço prestado pela instituição, além do aparelhamento político da entidade que contribui para sua desvirtuação. Sensível sobre o problema a Associação dos Servidores do Arquivo Nacional lançou uma campanha em defesa do Arquivo Nacional com o objetivo de chamar a atenção para os problemas apontados. 


Acima imagem do manifesto em defesa do Arquivo Nacional produzido pela Associação dos Servidores do Arquivo Nacional, divulgado em junho de 2017 (Fonte: Facebook). 

segunda-feira, 19 de junho de 2017

"Lançamento do livro: Lendas do Natal Brasileiro: Vovô Índio e Pai João"

Através do Blog Populista gostaria de indicar a leitura do livro "Lendas do Natal Brasileiro: Vovô Índio e Pai João", publicado, em 2017, pela editora Agbook. Trata-se de uma obra que conta com diversos trabalhos de minha autoria e do escritor Rod Tigre sobre o curioso personagem Vovô Índio e Pai João, trazendo informações sobre o selvícola que movimentou as rodas literárias dos anos 1930 e 1950 pelo país. 

Segundo a introdução o da obra: "(...) Pensando na obra "Lendas do Natal brasileiro: Vovô Índio e Pai João", cuja a obra transmite pesquisas pioneiras sobre uma lenda de natal, criado através de uma perspectiva nacional, encantando o leitor com uma história desconhecida, oportuna por se tratar de um personagem destoante do presente na cultura mundial, com sua simplicidade em um mundo materialista(...)." 


Acima imagem da capa do livro "Lendas do Natal Brasileiro: Vovô Índio e Pai João", publicado, em 2017, pela editora Agbook (Fonte: Facebook). 

Os interessados em adquirir a obra, podem encontrar através do endereço:
https://agbook.com.br/book/236138--Lendas_do_Natal_Brasileiro_Vovo_Indio_e_Pai_Joao

terça-feira, 13 de junho de 2017

"Documentário: Anauê! O Integralismo e o Nazismo na região de Blumenau"


Acima trailer ofícial do documentário "Anauê! O Integralismo e o Nazismo na região de Blumenau", dirigido pelo Diretor Zeca Pires (Fonte: YouTube). 

No dia 20 de junho de 2017 irá estrear o documentário "Anauê! O Integralismo e o Nazismo na região de Blumenau",  no Auditório Garapuvu do Centro Cultural e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, com entrada gratuita, às 21:00 horas, durante o 21 Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM. 

Segundo a Sinopse: "Com depoimentos de acadêmicos e descendentes de alemães da região de Blumenau, o documentário revisita o que aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial àquela sociedade: o envolvimento ideológico com o nazismo e integralismo: as informações que tinham sobre o holocausto; como foi tratada esta sociedade pela "nacionalização" e a relação que havia entre alemães e brasileiros natos".  

Infelizmente ainda não tive oportunidade de assistir o documentário, apenas assisti o trailer disponível no YouTube, entretanto observando o material já disponível na internet observa-se que o autor confunde ambos os movimentos políticos, na própria sinopse é possível encontrar o fato, indicando assuntos alienígenas ao Integralismo, como, por exemplo, o holocausto.



Acima convite para estreia do documentária "Anauê! O Integralismo e o Nazismo na região de Blumenau", no dia 20 de junho, às 21:00 horas, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (Fonte: Facebook). 

sexta-feira, 9 de junho de 2017

"Debate: Fascismo no Brasil uma possibilidade?"

No dia 22 de junho de 2017, às 14:00 horas, no prédio 43322, Campus do Vale, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, irá ocorrer durante o Ciclo de Conferências Estudos Avançados em Ciências e Humanas - 9° Edição, debate intitulado "Fascismo no Brasil: uma possibilidade?", com a presença dos professores Helgio Trindade, Leandro Pereira Gonçalves e Henrique Nardi. 

Recentemente o Prof. Helgio Trindade esteve presente no Rio de Janeiro, durante evento de lançamento do seu novo livro sobre Integralismo brasileiro, participando inclusive de um debate sobre a obra, proporcionando o enriquecimento dos presentes sobre aspectos curiosos da sua pesquisa que culminaram em uma das obras mais famosas sobre a temática. 


Acima imagem de divulgação do evento "Fascismo no Brasil: uma possibilidade?", que será realizado  no dia 22 de junho, às 14:00 horas, no auditório Centro (Fonte: Facebook).

segunda-feira, 5 de junho de 2017

"Debate: Direita, Direitas: Integralismo e Catolicismo no Brasil dos anos 1930"

Amanhã, dia 06 de junho de 2017, às 20:00 horas, no Gabinete de Leitura de Rio Claro, localizado na Av. 04, n°427, Centro, Rio Claro - SP, o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro promove o evento "Direita, Direitas: Integralismo e Catolicismo no Brasil dos anos 1930", com a presença do Historiador e Mestre em História pela UNICAMP Prof. Thiago da Costa Amado, com entrada gratuita e emissão de certificado de participação.

Segundo o evento: "Neste Bate-papo Cultural, falaremos sobre as relações entre a AIB, a Igreja Católica e os leigos no Brasil dos anos 1930. Discutiremos interações entre catolicismo e integralismo, considerando suas similitudes ideológicas e as estratégias de ambos nas disputas políticas", sendo uma ótima oportunidade para os curiosos e pesquisadores do tema trocares experiências e informações sobre pesquisas.  

Para maiores informações, envie e-mail: arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br. 


Acima imagem de divulgação do evento "Direita, Direitas: Integralismo e Catolicismo no Brasil dos anos 1930", promovido pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (Fonte: Facebook).