segunda-feira, 29 de maio de 2017

"Divulgando o Sigma pelo Brasil seguindo o Manual Integralista"

A Secretaria Nacional de Propaganda da Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) editou inúmeros opúsculos com o objetivo de instruir os camisas-verdes sobre diversos temas, dentre eles a forma de realizar propaganda durante a campanha eleitora. Chamado de "Meios de Propaganda para a Campanha Eleitoral - Indicações às secretarias de propaganda, proivinciaes, municipaes e districtaes", possui curiosas indicações sobre como o militante deveria atuar para divulgar o Integralismo. 

Infelizmente esse e outros opúsculos são raros devido sua fragilidade e qualidade do papel, entretanto este exemplar pode ser encontrado nos Arquivos Públicos pelo país. Entre as curiosidades na publicação encontra-se "Pinturas de Sigmas ou Phrases de Propaganda", segundo o texto: "E uma propaganda muito bôa, bastante usada pelos nucleos integralistas, mas deve ser ainda mais intensificada. Em todos os lugares visiveis das cidades, estradas, montanhas, nos muros, pedras, troncos de arvores, marcos kilometricos, pedreiras etc., deve-se pintar qualquer propaganda integralist. Isso faz com que o Integralismo seja sempre lembrado, dando, ao mesmo tempo, uma demonstração de sua vitalidade. Não deverá ser usado "pixe", preferindo-se a tinta branca. Não se deve, tambem, fazer essa propaganda nos monumentos, edificios publicos, casas residenciaes, emfim, em todos os lorares onde impressione mal pela quebra de esthetica."


Acima imagem parcial do opúsculo "Meios de Propaganda para a Campanha Eleitoral - Indicações às secretarias de propaganda, proivinciaes, municipaes e districtaes", publicado pela Secretaria Nacional de Propaganda da Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), página 20.

terça-feira, 23 de maio de 2017

"Ligações entre Plínio Salgado e a Embaixada Italiana"

Relações financeiras entre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e o Governo Italiano foram constantemente motivo de denúncias pelos inimigos do Sigma, criando uma nuvem de mentiras e calúnias sobre fatos destoantes com a realidade que ainda hoje causam repercussão.  No ano de 1946 os ataques se intensificaram no jornal O Globo, com uma série de reportagens sobre o tema, com a tentativa de colocar o Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) na ilegalidade, conforme aconteceu com o Partido Comunista Brasileiro - PCB no período.

Neste blog já publiquei inúmeros textos sobre o tema, infelizmente os trabalhos acadêmicos sobre o assunto não trazem as provas produzidas pelos Integralistas que demonstram as mentiras perpetuadas pela mídia. Abaixo os leitores poderão encontrar uma declaração pública, registra em cartório, do Sr. Nunzio Greco envolvido nas denúncias do jornal O Globo, na seção ineditorial do jornal A Noite, intitulada "O Jornalista Italiano Nunzio Greco, em escritura pública, denuncia a falsidade das afirmações do "O Globo" sobre pretensas ligações entre o Senhor Plínio Salgado e a Embaixada italiana".


Acima seção ineditorial intitulada "O Jornalista Italiano Nunzio Greco, em escritura pública, denuncia a falsidade das afirmações do "O Globo" sobre pretensas ligações entre o Senhor Plínio Salgado e a Embaixada italiana", publicada no jornal A Noite, página 03, 31 de maio de 1946.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

"Parte 2: Integralismo é tema de debate na Fundação Getúlio Vargas - FGV"

Ontem, dia 11 de maio de 2017, ocorreu na Fundação Getúlio Vargas - FGV/CPDOC, localizada na Praia de Botafogo, n°190, 10° andar, sala 2013, Rio de Janeiro - RJ, debate sobre o Integralismo brasileiro com a Prof. Lucia Lippi Oliveira e o Prof. Hélgio Trindade, autor do celebrado livro "A tentação fascista no Brasil", publicado pela editora UFRGS. 

Como costume estive presente no evento, aproveitando a oportunidade para tirar dúvidas sobre o processo de entrevista que culminou com a publicação, além é claro de perguntar sobre as prisões ocorridas durante o Estado Novo (1937-1945) e os processos no Tribunal de Segurança Nacional - TSN que julgaram aproximadamente 1.000 camisas-verdes, matéria para futuros trabalhos que estão sendo construidos. 


Acima imagem do Prof. Hélgio Trindade durante o debate e apresentação do livro ocorido na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro - RJ. 

quarta-feira, 10 de maio de 2017

"Integralismo é tema de debate na Fundação Getúlio Vargas - FGV"


Acima, imagem de divulgação do debate sobre o livro "A tentação fascista no Brasil", de autoria do Prof. Hélgio Trindade (Fonte: Facebook). 

Amanhã, dia 11 de maio de 2017, às 17:00 horas, na Fundação Getúlio Vargas - FGV/CPDOC, localizada na Praia de Botafogo, n°190, 10° andar, sala 1013, Rio de Janeiro - RJ, irá ocorreu debate com a Profa. Lucia Lippi Oliveira, com a presença ilustre do Prof. Hélgio Trindade,  sobre o Integralismo brasileiro, em especial a obra de autoria de Trindade intitulada "A tentação fascista no Brasil", publicada pela editora UFRGS. 

Essa é um a excelente oportunidade para os pesquisadores e curiosos sobre o tema tirarem dúvidas com um dos principais pesquisadores no país sobre a história do Integralismo brasileiro, além de ser possível adquirir a obra autografada pelo autor após o debate. Como de costume, estarei presente no evento, apresentando algumas conclusões sobre pesquisas realizadas referente ao Integralismo no Tribunal de Segurança Nacional - TSN.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

"Parte 2: O 11 de maio de 1938: fatos e lendas sobre Revolução Integralista"

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior do Estado de São Paulo, possivelmente é um dos detentores dos maiores acervos públicos no país, referente ao Integralismo brasileiro denominado Fundo Plínio Salgado, sua importância já foi tema de inúmeras postagens no blog Populista, sendo recomendado que todos os pesquisadores e curiosos sobre a temática visitem o local devido aos incontáveis materiais disponíveis ao público. 

Hoje gostaria de divulgar um documento presente no fundo Plínio Salgado, com a referência FPS 051.021.001, trata-se de uma lista de mártires Integralistas da Revolução de Maio de 1938, entre a relação de mortos, o último parágrafo chama a atenção com a frase "Morto por 'suicido"na prisão, nesta Capital, em 16-5-38: Manoel Gomes Vidal". Segundo o escritor Sergio Vasconcellos: "Minha mãe sempre lembrava desse Companheiro, que ela conhecia pessoalmente, e cuja morte chocou muito, pois ele era daquelas pessoas boníssimas incapazades de fazer mal a uma mosca. 

Infelizmente, não foi possível encontrar mais nenhuma informação sobre o camisa-verde Manoel Gomes Vidal, entretanto, as masmorras do Estado Novo (1937-1945) foram denunciadas ao longo dos anos , com diversos trabalhos sobre o tema, em especial, gostaria de indicar o livro de David Nasser, intitulado "Falta Alguém em Nuremberg", obra prima sobre o período responsável em relatar inúmeras atrocidades praticadas pelo regime autoritário de Vargas.


Acima imagem do documento intitulado "Mártires da Revolução de Maio de 1938 (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro).

sexta-feira, 5 de maio de 2017

"O 11 de maio de 1938: fatos e lendas sobre Revolução Integralista"

O mês de maio é marcado no blog Populista por uma série de textos sobre o fatídico dia que levou a óbito diversos revolucionários durante a aventura revolucionaria no 11 de maio de 1938. Infelizmente poucos artigos e publicações se dedicaram sobre o tema, permanecendo diversos mistérios sobre as ações que culminaram na intensa perseguição aos camisas-verdes após a data, segundo os números oficiais mais de 1.500 Integralistas foram julgados pelo Tribunal de Segurança Nacional - TSN, com aproximadamente 700 condenações. 

Ao longo dos anos de existência deste blog já divulguei inúmeros textos sobre o tema, trazendo fatos pouco conhecidos do período, como, por exemplo, os heróis esquecidos que participaram da revolução Integralista do 11 de maio de 1938 ou a construção do Mausoléu Integralista, localizado no Estado do Rio de Janeiro. 

Hoje, gostaria de falar um pouco sobre a intensa discussão na mídia sobre a possibilidade da aplicação da pena de morte contra os revolucionários. Sabe-se que os opositores do Sigma promoveram uma intensa campanha na tentativa do Decreto Lei que emendou o artigo 122, n°13 da Constituição Federal de 1937 fosse aplicado contra os camisas-verdes, campanha esta que não logrou  sucesso, sendo grande parte dos revoltosos condenados a penas que variavam entre 1 a 10 anos de prisão pelo Tribunal de Segurança Nacional - TSN. 



Acima imagem parcial da reportagem "A Pena de Morte não será aplicada aos responsáveis pelo golpe subversivo", publicada no jornal Correio Paulistano, n°25.210, p.01 (Fonte: Biblioteca Nacional).


Acima imagem parcial da reportagem "Sou favoravel á pena de morte", publicada no jornal O Imparcial, n°908, p.02 (Fonte: Biblioteca Nacional).

Sobre o levante de 11 de maio de 1938, acesse:

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2016/05/levante-integralista-os-personagens.html

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2016/05/parte-2-levante-integralista-os.html

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2016/05/parte-3-levante-integralista-os.html

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/04/homenagem-aos-martires-integralistas.html

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2015/05/homenagem-aos-martires-integralistas-de.html

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2015/05/homenagem-aos-martires-integralistas-de.html

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/05/homenagem-aos-76-anos-dos-herois.html