segunda-feira, 8 de maio de 2017

"Parte 2: O 11 de maio de 1938: fatos e lendas sobre Revolução Integralista"

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior do Estado de São Paulo, possivelmente é um dos detentores dos maiores acervos públicos no país, referente ao Integralismo brasileiro denominado Fundo Plínio Salgado, sua importância já foi tema de inúmeras postagens no blog Populista, sendo recomendado que todos os pesquisadores e curiosos sobre a temática visitem o local devido aos incontáveis materiais disponíveis ao público. 

Hoje gostaria de divulgar um documento presente no fundo Plínio Salgado, com a referência FPS 051.021.001, trata-se de uma lista de mártires Integralistas da Revolução de Maio de 1938, entre a relação de mortos, o último parágrafo chama a atenção com a frase "Morto por 'suicido"na prisão, nesta Capital, em 16-5-38: Manoel Gomes Vidal". Segundo o escritor Sergio Vasconcellos: "Minha mãe sempre lembrava desse Companheiro, que ela conhecia pessoalmente, e cuja morte chocou muito, pois ele era daquelas pessoas boníssimas incapazades de fazer mal a uma mosca. 

Infelizmente, não foi possível encontrar mais nenhuma informação sobre o camisa-verde Manoel Gomes Vidal, entretanto, as masmorras do Estado Novo (1937-1945) foram denunciadas ao longo dos anos , com diversos trabalhos sobre o tema, em especial, gostaria de indicar o livro de David Nasser, intitulado "Falta Alguém em Nuremberg", obra prima sobre o período responsável em relatar inúmeras atrocidades praticadas pelo regime autoritário de Vargas.


Acima imagem do documento intitulado "Mártires da Revolução de Maio de 1938 (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.