domingo, 30 de abril de 2017

"Livro: História de um Integralista Gonçalense"

Gostaria de indicar aos amigos leitores do blog Populista a compra do desconhecido livro sobre um Integralista intitulado "História de um Integralista Gonçalense", escrito pelo Prof. Marcos Vinícios Macedo Varella, publicado em 2007, sobre a trajetória do camisa-verde Dr. Arcy Lopes Estrella nas fileiras do Sigma.

Em suas noventa e seis páginas é possível conhecer um pouco sobre a vida e obra do Dr. Arcy Lopes Estrella em diferentes fases, como, por exemplo, durante sua militância social e política na Acção Integralista Brasileira - AIB ou na União Operaria Camponesa do Brasil - UOCP, além de informações sobre o Centro Cultural Plínio Salgado - CCPS, localizado em São Gonçalo - RJ. 


Acima imagem da capa do livro História de um Integralista Gonçalense", s/d, escrito pelo Prof. Marcos Vinícios Macedo Varella, ano 2007.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

"Lançamento do livro Brasil e América Latina na II Guerra"

Gostaria de informar aos leitores do blog Populista o lançamento do livro "Brasil e América Latina na II Guerra", pela editora CRV, organizado pelo Prof. Everaldo de Oliveira Andrade (FFLCH-USP), com lançamento previsto em 05/05/17, no Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP, às 17: 30 horas. 

A publicação em suas páginas aborda diversos aspectos repressivos do governo Vargas, com textos de diferentes autores, dentre eles, o trabalho realizado pelo pesquisador Renato Dotta, membro do Grupo de Estudos sobre Integralismo - GEINT, sobre as investigados do DOPS a Plínio Salgado durante seu exílio em Portugal. 

Para adquirir o livro, acesse: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32169-brasil-e-america-latina-na-segunda-guerra-mundial


Acima imagem do livro "Brasil e América Latina na II Guerra", pela editora CRV, organizado pelo Prof. Everaldo de Oliveira Andrade (FFLCH-USP).

quarta-feira, 26 de abril de 2017

"Juracy Magalhães e o Integralismo na Bahia"

O Interventor do Estado da Bahia Juracy Magalhães (1901-2001), nos anos 1930, perpetuou uma intensa campanha de perseguição aos camisas-verdes da região, promovendo inúmeras prisões arbitrárias contra os Integralistas, com denúncias de violência, em especial, aos estudantes Integralistas da Faculdade de Medicina da Bahia, importante polo difusor do Sigma no Estado.

Diversos jornais do período relatam as perseguições contra os Integralistas realizas pelo interventor, que culminaram em um processo no Tribunal de Segurança Nacional - TSN, sendo julgado a prisão de vinte e dois camisas-verdes pelo governo, com sentença favorável pela soltura. Importante observar que  Juracy Magalhães não apenas perseguido os Integralistas do Estado, mais também proibiu a realização de comícios e a utilização do uniforme da Acção Integralista Brasileira no Estado.


Acima imagem do jornal A Razão, número 249, publicado em 23 de março de 1937 com a matéria intitulada "Vibrante Homenagens Prestadas Pelos Integralistas de Fortaleza aos Camisas-Verdes da Baía" (Fonte: Biblioteca Nacional). 

terça-feira, 18 de abril de 2017

"Homenagem Integralista no interior do Ceará"

A Escola da rede municipal Francisco Saboia Barbosa, localizada na Rua Duque de Caxias, n° 1990, centro, Aracati - CE, atualmente com aproximadamente 312 alunos, é uma das inúmeras escolas pelo país que homenageiam antigos militantes da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), infelizmente esta homenagem é desconhecida pelos próprios alunos e professores. 

O jornal A Razão n°248, do dia 21 de março de 1937, aborda um pouco sobre o homenageado. Segundo a publicação: "FRANCISCO SABOIA BARBOSA. Transcorreu hoje o aniversario natalicio do nosso distinto e prezado companheiro, Francisco Saboia Barbosa, industrial progressita, chefe Municiapl do Integralismo em Aracati, Inspetor Regional e membro do Concelho Estadual da AIB. O Cavalheiro altamente relacionado nos nossos circulos sociais é o aniversariante de hoje, figura de grande projeção no alto comercio desta praça, bem como nas hostes do Sigma, do qual é um forte e sincero batalhador. A "A Razão" que tem no industrial aracatiense um bom amigo, sente-se bem em expressar-lhe nestas linhas, os seus parabens muito efusivos. "

O objetivo deste blog é justamente trazer informações desconhecidas sobre o movimento Integralista e de antigos membros, que em muitos casos os seus biógrafos se esforçam em ocultar a participação no Integralismo, realizando um desserviço à memória política nacional, sendo fundamental trazer informações e dados ocultados anteriormente. 

Acima imagem do O jornal A Razão n°248, do dia 21 de março de 1937, sobre o camisa-verde Francisco Saboia Barbosa (Fonte: Biblioteca Nacional).

quinta-feira, 13 de abril de 2017

"Plínio Salgado crítica o Nazismo e seu criador no jornal A Notícia"

Ao longo dos anos diversos pesquisadores pelo país se debruçaram sobre supostas ligações entre o Integralismo brasileiro e o Nazismo alemão, produzindo diversos livros, artigos e teses  ligando as duas doutrinas, sendo na maioria das vezes, o movimento do Sigma renegado a um papel de mimetismo tupiniquim, desconsiderando sua originalidade e importância na política nacional durante a década de 1930. 

Curiosamente as diversas críticas publicadas pelas vogais do Integralismo sobre doutrinas alienígenas, como o nazismo e fascismo, são esquecidas, em muitos casos pelo próprio desconhecimento do pesquisador sobre as publicações do gênero. O jornal A Notícia, de 27 de fevereiro de 1936, em sua primeira página aborda uma curiosa crítica sobre o caráter "pagão" do nazismo, infelizmente esse texto não é encontrado nos trabalhos quando se aborda a temática, conforme pode-se ver abaixo:

"O Sr. Plínio Salgado affirma "que o governo hitlerista, esta", sem duvida nenhuma infringindo as mais sagradas leis naturaes e humanas em torno do "Fuehrer", friza o Sr. Plínio Salgado - Longe de se encontrar o ambiente religioso, encontra-se o ambiente de um nacionalismo pagão, o clima das ressureições o lympicas de juliano, o apostata". No's Integralistas, que somos coisa absolutamente differente do Nazismo e do Fascismo, não nos cansamos de dizer que o nosso funamento, e´o fundamento christão, repetimos mil vezes que jamais caminharemos num rumo pagão". Os altivos e briosos descendentes da grande e nome nação allemã meditem serenamente sobre as palavras do Sr. Plínio Salgado e tirarão a conclusão logica e irretarquivel que integralismo não e "Nazismo". Ycentralisando a figura extraordinaria de Adolpho Hitler, o Chefe Integralista affirma que o mesmo "esta" infringindo as mais "sagradas leis naturais e humanas". 


Acima imagem parcial do Jornal A Notícia,  de 27 de fevereiro de 1936, página 01, com o título "O Sr. Plínio Salgado, chefe Integralista, fere com ferro em braza o Sr. Adolpho Hitler" (Fonte: Biblioteca Nacional).

Sobre o tema, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/01/espioes-ingleses-produzem-carta-ligando.html 

sexta-feira, 7 de abril de 2017

"Os Integralistas no Centenário de Carlos Gomes"

No dia 11 de julho de 1936 foram realizados em todo o país cerimônias de comemoração do centenário do compositor e maestro Antônio Carlos Gomes pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), em especial, na  cidade Campinas, localizada no interior São Paulo - SP, sua cidade natal, com a presença de diversas vogais do movimento.

A sessão solene cívica e cultural realizada na Rua Alberto Ferraz, tendo a frente o Presidente do Núcleo de Campinas Prof. Benedito Ortiz, que pronunciou discurso de abertura das comemorações, sendo no final realizado a chamada ritual de Carlos Gomes, a qual todos os integralistas presentes responderam: presente, demonstrando que para os Integralistas os heróis nacional estão sempre vivos no coração de um camisa verde.  

Acima registro fotográfico publicado no jornal A Offensiva, 19 de julho de 1936, durante as comemorações do centenário de Carlos Gomes (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nota publicada no jornal A Razão, 24 de julho de 1936, sobre as comemorações realizadas em Campinas - SP sobre o centenário de Carlos Gomes (Fonte: Biblioteca Nacional).