segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

"Aristides Largura e a Acção Integralista Brasileira"

Em diversas regiões pelo país a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) durante sua existência elegeu vereadores, prefeitos e deputados. Infelizmente, em alguns casos, os biógrafos destas personagens tentam de alguma forma apagar, ou diminuir a importância em suas trajetórias, da passagem dos ilustres políticos nas fileiras do Sigma.

Em Joinville - SC a Acção Integralista Brasileira elegeu o Prefeito Aristides Largura (1936-1938). Segundo o jornal A Notícia, publicado em 14 de abril de 2005: "Morreu no início da madrugada de terça-feira, em Curitiba, Aristides Largura, 98 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Filho de imigrantes italianos, era natural de São Bernardo, atual Rio dos Cedros (SC). Foi chefe do Executivo entre 1936 e 1938 e deputado federal entre 1946 e 1950 pelo Partido Integralista. O ex-prefeito é saudado pelos livros de história como o primeiro a calçar com paralelepípedos uma rua de Joinville".  

 Acima decreto publicado pela Prefeitura Municipal de Joinville - SC sobre o falecimento e homenagem do ex-prefeito Aristides Largura Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville).

Curiosamente o luto oficial de três dias decretado pela Prefeitura de Joinville ignorou o fato do homenageado ter sido eleito pela movimento Integralista, algo comum em homenagens do gênero com outros ilustres camisas-verdes. Com o objetivo de não restar dúvidas sobre sua passagem no movimento Integralista disponibilizamos sua fotografia,  publicada em 11 de abril de 1936, no jornal Jaraguá, sobre as eleições municipais da região.


Acima imagem publicada no jornal Jaraguá, em 11 de abril de 1936, com destaque para a fotografia do Prefeito eleito de Joinville Aristides Largura (Fonte: Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmockel - SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.