segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

"Oswaldo Tagliavini e a história do Integralismo no interior de São Paulo"



Registro fotográfico do casamento de Oswaldo e Deolinda. Ao lado da noiva estão Maria e Brasiliano Silveira Leite. Ao lado do noivo Plínio Salgado e sua esposa Carmela Patti Salgado (Fonte: Livro Oswaldo um Católico Integralista).

Gostaria de aproveitar a oportunidade do feriado de carnaval para indicar a leitura de dois livros sobre a história de um personagem ímpar do Integralismo brasileiro, trata-se do veterano Integralista Oswaldo Tagliavini. Natural de Matão - SP, nasceu em 24 de outubro de 1918, ingressando na Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) aos 15 anos, exercendo os cargos de Secretário Municipal de Finanças, Secretário Municipal de Propaganda e Chefe do Departamento Infanto-Juvenil, presenciando momentos importantes da história do Integralismo

Sobre sua biografia emblemática foram produzidos dois importantes livros intitulados "Oswaldo um Católico Integralista", autores João Virgílio Tagliavini e Jeferson Rodrigo Tagliavini Savignado, e "O Integralismo na cidade de Matão", de autoria do Prof. Marcus Ferreira. Atualmente é possível encontrar ambas as obras na Internet, em especial no endereço eletrônico estante virtual. Sobre sua trajetória publiquei artigos de sua autoria sobre a história do integralismo, servindo de fonte o artigos e os livros supracitados para compreender o movimento do Sigma. 


Imagem da capa do livro "Oswaldo um Católico Integralista", autores João Virgílio Tagliavini e Jeferson Rodrigo Tagliavini Savignado, ano 2005.


Acima imagem da capa do livro "O Integralismo na cidade de Matão", autor Marcus Ferreira, ano 2006.

Sobre o artigo de Oswaldo Tagliavini abordando o "Golpe contra o Estado Novo no Município de Dobrada - SP", acesse:

www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/04/integralistas-conspiradores-tentam.html
www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/04/ii-parte-integralistas-conspiradores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.