segunda-feira, 26 de setembro de 2016

"Medalhas do Movimento Integralista são tema de publicação da Sociedade Numismática Paranaense"

Em julho de 2016 o boletim n° 66 da Sociedade Numismática Paranaense publicou artigo de minha autoria intitulado "Medalhas do movimento Integralista". O artigo inédito traça uma cronologia de medalhas comemorativas durante as diversas fases do movimento do Sigma, com imagens raras destes importantes ícones numismáticos, através da colaboração do pesquisador Edgar Serrato.  
 
Gostaria de agradecer publicamente a entidade pela oportunidade em publicar o trabalho em um dos mais conceituados informativos do país, em especial a analise realizada sobre as medalhas integralista abre um novo paralelo para a historiografia especializada em pesquisar a continuidade e defesa da memória do movimento, que ainda hoje produz material comemorativo, sendo possível em alguns casos adquirir pela internet.
 
 
Acima primeira parte do artigo de minha autoria intitulado "Medalhas do Movimento Integralista", publicado boletim n° 66 da Sociedade Numismática Paranaense.  

 
Segunda parte do artigo de minha autoria intitulado "Medalhas do Movimento Integralista", publicado boletim n° 66 da Sociedade Numismática Paranaense.  
 

Terceira parte do artigo de minha autoria intitulado "Medalhas do Movimento Integralista", publicado boletim n° 66 da Sociedade Numismática Paranaense, nota-se na imagem a presença das fotografias de medalhas Integralistas.  
 
Para maiores informações sobre a Sociedade Numismática Paranaense, acesse:

" I Encontro Estadual Direitas, História e Memória no RJ terá debate sobre filme Soldado de Deus"

No dia 27 de setembro de 2016, às 09:00 horas, será exibido o documentário "Soldado de Deus", dirigido pelo cineasta Sérgio Sanz, produzido em 2004 e distribuído pela Riofilme, durante a realização do I Encontro Estadual Direitas, História e Memória promovido pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
 
O documentário reúne depoimento de diversas vogais do Integralismo, entre outros pesquisadores. Orçado em R$ 245 mil, o documentário "Solado de Deus" é um importante registro da memória política nacional, servindo como documento histórico para os pesquisadores que se debruçam sobre a temática, sendo uma ótima oportunidade para quem ainda não assistiu a película comparecer ao evento. 
 
 
Acima parte do documentário "Soldado de Deus", dirigido por Sérgio Sanz, produzido em 2004 (Fonte: Youtube).
 
 
Programação o I Encontro Estadual Direitas, História e Memória, que será realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de setembro, pelo Instituto de História (Fonte: UFRJ).
 
Para maiores informações, acesse: http://www.historia.ufrj.br/
 

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

"Materiais de divulgação da Acção Integralista Brasileira"

A panfletagem foi uma das diferentes formas encontradas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) para divulgar atividades relacionadas com os seus núcleos pelo país. O material por ser barato é de fácil distribuição representou uma real possiblidade de comunicação entre o movimento é o público em geral, sendo utilizada diversos tipos e cores de papel.
 
O tamanho dos panfletos produzidos pelo movimento do Sigma é variado, entretanto as informações indicadas no papel priorizavam em grade parte o local, horário, data e nome da personalidade presente no evento. Infelizmente, poucos panfletos sobreviveram a ação do tempo, em grande parte devido a baixa qualidade do papel, entretanto ainda é possível encontrar alguns nos arquivos públicos pelo país.
 
 
Acima imagem do panfleto de divulgação do Departamento Universitário da Província da Guanabara sobre o evento que contou com a presença de Gustavo Barroso (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
Imagem do convite produzido pela Secretaria de Propaganda sobre a presença de Gustavo Barroso e Miguel Reale no Município de Ponte Nova - MG (Fonte: Biblioteca Nacional).
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

"Vereador propõe alteração do nome da Rua Deputado Plínio Salgado"

Nos últimos dias chegou ao conhecimento do autor deste blog o Projeto de Lei Legislativo n° 0005/14 de autoria do Vereador Elias Santaterra (PP-SP), que propõe "(...) nova denominação a atual Rua Deputado Plínio Salgado", no Município de Lavínia, interior de São Paulo - SP. Segundo o art. 1° do referido projeto: "A Rua Deputado Plínio Salgado, passa a denominar-se: Rua Prefeito Roberto Schneider Dias".
 
A proposta legislativa aprovada na Câmara de Vereadores e posteriormente vetada pelo então Prefeito Mario Yamashita (PSDB-SP), sendo mantido o veto pelos vereadores, é um verdadeiro atentado a história nacional, sendo subtraída uma justa homenagem ao poeta, escritor e político Plínio Salgado, figura de destaque no cenário nacional, responsável por representar uma relevante corrente ideológica da política brasileira.
 
 
Acima imagem do Projeto de Lei Legislativo n°0005/2014 de autoria do Vereador Elias Santaterra (Fonte: Câmara Municipal de Lavínia - SP).
 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

"Dossiê Estado Novo, 80 anos - Arquivos e Histórias"

A Revista do Arquivo Nacional "Acervo" convida todos os pesquisadores para enviarem trabalhos para a publicação no volume 30, n°02 de julho/dezembro de 2017 intitulado "Estado Novo, 80 anos - arquivos e histórias", nas seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenhas e Documento. A revista do arquivo é uma publicação semestral que tem o principal objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente arquivologia.
 
Entre os diversos acervos do Arquivo Nacional os processos legais do período Vargas chama a atenção pela sua pluralidade de conteúdo. Constituído na década de 1930, o Tribunal de Segurança Nacional - TSN representou um verdadeiro tribunal de exceção responsável em retirar os direitos do cidadão, julgando, por exemplo, milhares de camisas-verdes durante sua existência.
 
 
Acima imagem de divulgação da Revista Acervo, publicação do Arquivo Nacional intitulada "Dossiê Estado Novo, 80 anos - arquivos e histórias (Fonte: Arquivo Nacional).
 

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"Apoteótica Homenagem aos Integralista Baianos - Mensagem na Semana Heroica"

As manifestações realizadas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) ao longo da sua história chamaram a atenção de todo o país, dentre outros fatores, pela capacidade em arregimentar um imponente número de integrantes. Esses eventos foram matérias de inúmeros jornais, dentre as quais a manifestações realizada em março de 1937, na capital da República, que reuniu aproximadamente 15 mil camisas-verdes, em torno do principal líder Integralista Plínio Salgado merece destaque.
 
O evento realizado em março de 1937 chama a atenção pela sua característica de protesto contra o Governador Juraci Magalhães e sua política de perseguição aos camisas-verdes localizados na Bahia. Durante o discurso proferido pelo Chefe Integralista Plínio Salgado houve o apelo para que fosse respeitado a lei, garantindo a propaganda do Sigma e a abertura dos núcleos no Estado. Importante ressaltar que essa perseguição não se limitava apenas ao Bahia, diversos outros Estados promoveram intensa perseguição, como no caso de Santa Catarina, por exemplo. 
 
 
Acima imagem da reportagem "Mensagem na Semana Heroica", com a manchete "Apoteótica homenagem aos Integralistas Baianos! Na Capital da República, 15 mil Integralista Em Monstruoso Desfile Pela Avenida Rio Branco Aplaudem Os Heróis da Pátria", publicado em 21 de março de 1937, no jornal A Razão (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
Acima segunda parte da reportagem "Mensagem na Semana Heroica", publicado em 21 de março de 1937, no jornal A Razão (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
Acima terceira parte da reportagem "Mensagem na Semana Heroica", publicado em 21 de março de 1937, no jornal A Razão (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
Última parte da reportagem "Mensagem na Semana Heroica", publicado em 21 de março de 1937, no jornal A Razão (Fonte: Biblioteca Nacional).