quinta-feira, 28 de julho de 2016

"Dossiê: Autoritarismo e Conservadorismo Políticos"

A Revista História e Cultura (UNESP/Franca) abre a chamada, até o dia 01 de agosto de 2016, para o envio de artigos para o "Dossiê Autoritarismo e Conservadorismo Políticos", publicação organizada pelos pesquisadores Odilon Caldeira Neto e Vinícius Liebel, do Programa de pós-Graduação em história da Universidade Estadual Paulista.
 
Durante as inúmeras postagens no blog Populista venho divulgando diversas publicações que abrem a oportunidade para os pesquisadores enviarem trabalhos sobre a história do Integralismo brasileiro, a publicação acima é mais uma indicada aos leitores, que em edições passadas publicou trabalhos referentes ao tema. 
 
Os artigos deverãoo ser encaminhados ao e-mail: revistahistoriaecultura@franca.unesp.br.
 
 
Acima imagem de divulgação da chamada de artigos para o dossiê: Autoritarismo e Conservadorismo Políticos (Fonte: Facebook/Unesp).
 

quarta-feira, 27 de julho de 2016

"Exposição: Memórias Partidárias - Recortes sobre a política brasileira (Acervo AIB/PRP)"

Durante o mês de agosto de 2016, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, localizada na Av. Ipiranga, n° 6681, 7° andar, biblioteca central, prédio 16, Porto Alegre - RS, irá realizar uma exposição intitulada "Memórias Partidárias: Recortes sobre a política brasileira (AIB/PRP)", com itens oriundos do Centro de Documentação sobre a Acção Integralista Brasileira e o Partido de Representação Popular (CD-AIB/PRP).
 
Ao todo 100 mil documentos partidários compõe o acervo, dentre eles: documentos, livros, fotografias, documentação partidárias, atas, correspondência e folhetos. A exposição estará aberta ao público de segunda à sexta-feira das 08h30 às 11h4 e das 13h30 às 20h15, sendo realizado inclusive grupos de estudos e uma conferência com o Prof. Dr. Hélgio Trindade.
 
 
Acima algumas imagens que compõe a exposição "Memórias Partidárias: Recortes sobre a política brasileira (Acervo AIB/PRP)", localizada na PUCRS (Fonte: Facebook).
 
Para maiores informações, acesse: https://www.facebook.com/events/649270578555884/

terça-feira, 26 de julho de 2016

"Blog Populista recebe mais de 100 mil acessos"

 
No ar desde 2014, o blog populista, desenvolvido para divulgar a história do Integralismo brasileira, mês de julho completou 100 mil acessos, alcançando uma média de 1.500 consultas por mês. O grande número de visitar, decorreu do interesse crescente dos professores, pesquisadores e curiosos sobre a história plural abordada no blog, oferecendo ricas imagens desconhecidas por muitos.
 
Os colaboradores do blog são parte viva do sucesso deste site, sem a ajuda dos diversos leitores não seria possível alcançar os números hoje comemorados. Importante não deixar de agradecer os organizadores dos diversos eventos que estive presente ao longo dos anos, abordando um pouco das pesquisas realizadas, além é claro das diferentes publicações que prestigiaram os mais variados temas sobre a história do movimento Integralista.

domingo, 24 de julho de 2016

"Campanha Nacional: Ruas e Praças do Brasil com o nome de Plínio Salgado"

O Município de Lins - SP, no dia 05 de maio, aprovou o Projeto de Lei n° 44/16, de autoria do Vereador Marino Bovolenta Júnior (PMDB-SP), que homenageou o líder Integralista Plínio Salgado com o nome de uma praça pública na região, essa importante homenagem soma-se a diversas outras realizadas pelo país que homenagem diversas vogais integralistas.

Curiosamente a campanha lançada nos jornais Renovação Nacional e Voz do Oeste nos anos 1980 e 1990, intitulada "campanha nacional: ruas e praças do Brasil com o nome de Plínio Salgado", demonstra que ainda hoje em 2016 é possível homenagear o líder Integralista com projetos de lei através de vereadores, por exemplo. 

Segundo o texto de divulgação: "Plínio Salgado deverá ter, em cada cidade brasileira, um marco definitivo, pois foi o criador do maior Movimento Cívico da História Brasileira, defendendo intransigentemente o Municipalismo e a renovação Nacional".


Acima imagem de divulgação da "Campanha nacional: ruas e praças do Brasil com o nome de Plínio Salgado", publicado no boletim A Conquista, março/abril de 2016.

Sobre o Projeto de Lei n° 44/2016, acesse:

sexta-feira, 22 de julho de 2016

"Lançamento do livro: A Antimaçonaria desvendada na 3° FLIRN em Minas Gerais"

 

Imagem de divulgação da 3° Festa Literária de Rio Novo - FLIRN, realizada em Rio Novo - MG (Fonte: 3° FLIRN).
 
No dia 11 a 14 de agosto de 2016 irá ocorrer a 3° Festa Literária de Rio Novo - FLIRN, em Rio Novo - MG. Nesta edição o evento homenageia o escritor Guimarães Rosa, sendo realizado diversos debates literários, por meio de mesas de discussões com importantes escritores brasileiros, totalizando mais de 50 atrações, dentre espetáculos de teatro, shows musicais e oficias.  
 
Dentre os diversos lançamentos de obras durante o evento, gostaria de destacar o livro "A Antimaçônaria Desvendada - conspirações, pactos satânicos e comunismo", de autoria do escritor Luiz Mário Ferreira Costa, publicado pela editora Prismas, em 2016, analisando a obra "História Secreta do Brasil", de Gustavo Barroso.
 
Para maiores informações sobre o livro, acesse:
 
Sobre o evento, acesse:
 
 
Acima imagem da capa do livro "A Antimaçônaria Desvendada - conspirações, pactos satânicos e comunismo", de autoria do escritor Luiz Mário Ferreira Costa, publicado pela editora Prismas, em 2016 (Fonte: Editora Prismas)

domingo, 17 de julho de 2016

"Livro: A Epopeia do Acre e a manipulação da história"

Nos últimos dias recebi um interessante livro de autoria do pesquisador Eduardo de Araújo Carneiro intitulado "A Epopeia do Acre e a manipulação da história", publicado pela  editora EaC, em 2016. A obra delineia aspectos singulares sobre a formação do Estado, que segundo o líder Integralista Plínio Salgado, em seu livro "Nosso Brasil" foi "a única região de nossa Pátria que conquistou o título de brasileira por suas próprias mãos"

Em suas páginas é possível encontrar informações sobre o importante político mineiro José Guiomard dos Santos, porta-voz da autonomia acriana no Congresso Nacional, que pertenceu as fileiras da Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), participando, posteriormente do Partido Social Democrata - PSD, nos anos 1940 e 1950, curiosamente a participação do político tem papel secundário em sua biografia.   

Gostaria de recomendar a todos os pesquisadores sobre a história do Brasil a interessante obra sobre um tema que carece de publicações com qualidade, além do livro supracitado, outras publicações do autor merecem destaque, são elas: "A formação da sociedade econômica do Acre: sangue e lodo no surto da borracha (1876-1914)" e "A fundação do Acre: uma história revisada da anexação"


Acima imagem do livro"A Epopeia do Acre e a manipulação da história", publicado pela  editora EaC, em 2016. (Fonte: Eduardo de Araújo Carneiro).

 

Acima imagem da revista Anauê!, n°2, página 15/16, com imagem do camisa-verde  José Guiomard dos Santos, líder Integralista no Estado do Acre.

Para maiores informações sobre o livro, acesse:

segunda-feira, 4 de julho de 2016

"Homenagem ao camisa-verde Emílio da Silva"

Ontem, dia 03 de julho de 2016, completaram 17 anos do falecimento do patrono da unidade museológica de Jaraguá do Sul - SC, o camisa-verde Emílio da Silva. Uma das principais vogais do Sigma no Vale do Itapocu, o pesquisador, professor e político foi responsável em registrar a memória da região, servindo de fonte para inúmeros pesquisadores que se debruçam sobre a história de Jaraguá do Sul.

O professor Emílio da Silva nasceu em 01 de novembro de 1900, no distrito de Jaraguá, então município de Joinville - SC, filho de Maria Umbelina da Silva logo se destacou pelo trabalho realizado na Escola primária de Schroederstrasse II, estendido para inúmeras outras escolas que exerceu o magistério. sendo inclusive eleito vereador pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), em 1936, falecendo em 03 de julho de 1999, aos 98 anos.


Acima imagem do camisa-verde Emílio da Silvam com sua família, registrada nos anos 1930 (Fonte: Museu Emílio da Silva).


 Registro fotográfico da fachada do Museu Emílio da Silva localizado em Jaraguá do Sul - SC (Fonte: Ademir Pfiffer).