segunda-feira, 25 de abril de 2016

"Imagens revelam o cotidiano dos presos políticos durante o Estado Novo (1937-1945)"

No dia 23 de abril de 2016 o jornal A Notícia, distribuído em Joinville - SC, publicou em sua coluna História matéria intitulada "Fotos raras e documentos mostram como era campo de concentração em Joinville", sobre fotografias encontradas por acaso por um proprietário de um sebo em Curitiba que foram registradas no Presídio Político Oscar Scheneider, localizado em Santa Catarina.
 
As prisões arbitrarias que ocorreram durante o governo de Getúlio Vargas é um tema constante no blog Populista, diversas postagens já foram realizadas sobre as masmorras do Estado Novo (1937-1945), entretanto, imagens sobre o tema são raras, trazendo uma nova forma de interpretar o período, responsável em encarcerar inúmeros brasileiros sobre o pretexto de serem "colaboradores".

Os interessados em ler toda a matéria poderão encontrar no endereço:
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2016/04/fotos-raras-e-documentos-mostram-como-era-campo-de-concentracao-em-joinville-5784653.html


Acima imagem de prisioneiros políticos no Presídio Político Oscar Scheneider, localizado em Santa Catarina (Fonte: Jornal A Notícia).

2 comentários:

  1. O "bunker" do Estado Novo,segundo muitos contavam só perdiam em crueldade para os similares " chineses" e "alemães".A ditadura getulista,segundo as mesmas fontes praticava torturas horripilantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Romulo, inicialmente obrigado pela mensagem.
      Sim, sem dúvida o Estado Novo é comparável em crueldade com muitos outros regimes pelo mundo. Inclusive o livro Falta alguém em Nuremberg narra com maestria o cotidiano das masmorras do Estado Novo, infelizmente é pouco conhecido.

      Excluir

Obrigado.