terça-feira, 5 de abril de 2016

"Documentos sobre os presos políticos do Estado Novo no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil"

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, criado em 1973, abriga um conjunto documental sobre a história do país de relevância ímpar para toda a sociedade, em especial, quando se trata da trajetória da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), construído ao longo dos anos através de diferentes doações, além de depoimentos com figuras históricas do país.
 
Em uma das minhas primeiras pesquisas sobre a Acção Integralista Brasileira, durante a primeira graduação, tive a oportunidade de destrinchar diferentes arquivos, fundos e documentos, responsáveis por enriquecer o trabalho apresentado. Ao realizar uma pesquisa recente sobre os presos políticos Integralistas durante o Estado Novo (1937-1945) encontrei pastas antes desconhecidas por mim, em especial sobre Belmiro Valverde, condenado a 16 anos e meio de prisão pelo Tribunal de Segurança Nacional, cumprindo parte da pena em Fernando de Noronha e Ilha Grande.
 
Aconselho todos os curiosos e pesquisadores sobre o tema a visita ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, importante acervo que não deve ser ignorado pela historiografia especializada.
 
Para maiores informações, acesse: http://www.fgv.br/cpdoc 
 
 
Acima imagem da esquerda para direita: Garcia Vida, Eduardo Gomes, Belmiro Valverde e Luís Cordeiro Castro Afilhado presos na Ilha de Fernando de Noronha (Fonte: CPDOC).
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.