sábado, 9 de janeiro de 2016

"Biblioteca do Senado Federal disponibiliza livros sobre Integralismo"

No dia 07 de janeiro de 2015 a Biblioteca do Senado Federal, fundada em 1826, comemorou o Dia do Leitor. Em todo o país diferentes secretarias de cultura promoveram eventos destinados a incentivar a leitura, como, por exemplo, a realização de saraus e distribuição de livros aos alunos da rede pública de ensino, transpondo barreiras, devido ao alto custo dos livros atualmente nas livrarias de todo o país. 

Curiosamente, poucos conhecem a Biblioteca do Senado Federal e seu acervo digital. Em uma consulta rápida os pesquisadores e curiosos sobre o Integralismo brasileiro podem encontrar diferentes trabalhos de pesquisa sobre a temática, inclusive com obras pouco conhecidas que ficaram restritas ao cenário acadêmico. Abaixo disponibilizo uma pequena lista de algumas obras que chamaram a minha atenção: 

1 - Lima, Michelle Fernandes. As bases do pensamento do filósofo Álvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987) e sua atuação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). 2015
2 - Martins, Helio Leoncio. A implantação do Estado Novo e a Revolta Integralista. 2014
3 - Bretas, Marcos Luiz. Dossiê Atentados políticos. 2010

Para maiores informações sobre o acervo e horário de funcionamento da Biblioteca do Senado Federal, acesse: http://www12.senado.gov.br/institucional/biblioteca


Acima imagem da Biblioteca do Senado Federal, localizada na Praça dos Três Poderes, Anexo II, Térreo, Brasília - DF (Fonte: Senado Federal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.