segunda-feira, 23 de março de 2015

"Plínio Salgado e Ivan Luz marcam presença em comício populista no Paraná"


Acima imagem do Presidente Nacional do Partido de Representação Popular Plínio Salgado e Dr. Ivan Luz, durante comício em Londrina - PR para as eleições de Deputado Federal, em 1959 (Fonte: Arquivo Gustavo Luz Barreto). 

O Deputado Federal Ivan Luz foi um importante politico brasileiro com uma trajetória ímpar nos cargos aonde passou, como Deputado Federal participou intensamente da elaboração do Código Florestal, Lei de Imprensa e da criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, além da presença marcante em comissões especializadas, como da Agricultura e Constituição e Justiça. Seu mandato foi definido pela defesa da família e oposição ao marxismo, bandeiras comuns aos Deputados do partido populista. 

Um pouco sobre a vida de Ivan Luz pode ser encontrada no discurso proferido após o seu falecimento, de autoria do Deputado Federal Elimar Máximo Damasceno (PRONA-SP), que expôs de forma brilhante a trajetória deste importante homem público. Um fato curioso da imagem apresentada acima foi a presença de opositores do Partido de Representação Popular que ameaçaram agredir o público presente, sendo necessário a presença de um forte aparato policial com o objetivo de impedir a violência, um fato muito comum aonde ocorriam os comícios populistas. 



Discurso do Deputado Federal Ivan Luz  (PRP-PR) sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, após receber o Premio Lenin da Paz (Fonte: Youtube). 

2 comentários:

  1. Obrigada por falar de um homem tão exemplar quanto foi o meu lindo vovô, Ivan Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, inicialmente obrigado pela mensagem.
      Seu avô foi um exemplo de homem público, que deve ser sempre lembrado pelas futuras gerações.

      Excluir

Obrigado.