quinta-feira, 5 de março de 2015

"Indumentaria revela a história do movimento Integralista"

Os broches, bottons e pins sempre fizeram parte da indumentaria dos camisas-verdes, ostentados com orgulho e popularizado em seus uniformes. Através deles é possível conhecer um pouco da história ímpar do movimento Integralista, em especial a da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). 

Os objetos produzidos pelo movimento foram distribuídos amplamente aos seus militantes, durante os eventos que participavam, ostentando assim aos demais camisas-verdes a sua presença em um comício, manifestação ou congresso, por exemplo, infelizmente muitos deste bottons se perderam ao longo do tempo, entretanto, ainda é possível encontrar alguns no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo, além de outros museus ou arquivo pelo país. 


Na imagem alguns pins pertencente ao Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, do período correspondido a Acção Integralista Brasileira e do Partido de Representação Popular (Fonte: APHRC). 

O registro fotográfico de alguns pins presentes no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro demonstram a farta presença de símbolos Integralistas em suas fileiras, pela ordem é possível visualizar broches de eventos comemorativos e da imprensa Integralista, responsável em cobrir eventos realizados pelos camisas-verdes sendo posteriormente divulgado nos jornais do movimento. 

Outro broche chama a atenção pelo seu tamanho na imagem, trata-se do pim comemorativo do Manifesto de Outubro de 1932, produzido em 1957, na cor azul, tendo sido preservada a sua caixa original, com o principal simbolo Integralista ao centro, o Sigma, reinserido no movimento durante as comemorações do "Jubileu de Prata", organizado pelo Partido de Representação Popular, substituindo o seu simbolo o Sino de Prata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.