sexta-feira, 14 de novembro de 2014

"Debate sobre o Integralismo no Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul"

Conforme amplamente divulgado nas redes sociais e na mídia de Jaraguá do Sul - SC, ocorreu no dia 12 de novembro de 2014, às 19:30 horas, no Museu "Emílio da Silva", a mesa-redonda sobre o Integralismo no Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul. O evento idealizado pelo Prof. Ademir Pfiffer foi responsável por realizar um verdadeiro resgate da memória regional, com a presença de familiares e pesquisadores sobre a temática. 

Durante a palestra os presentes puderam além de trocar informações e experiencias familiares sobre o Integralismo no interior de suas famílias; visitarem a exposição, que se encontra no museu sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), que por coincidência do destino, se encontra no museu Emílio da Silva, político Integralista, que dedicou sua vida à pesquisa e o magistério.

Gostaria publicamente de agradecer o convite feito pelo Prof. Ademir Pfiffer em compor a mesa-redonda destina a expor os aspectos singulares da história do Integralismo na região, um evento sem paralelo na história recente da municipalidade que espero ser responsável por um verdadeiro resgate da história regional, além da Sra. Teresinha Gretter, neta do mártire Integralista Sr. Ferdinando Sacht.


Acima imagem parcial do público presente durante o evento "Memórias do Integralismo no Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul - SC". 


Acima do público presente durante o evento "Memórias do Integralismo no Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul - SC". 

Para maiores informações sobre a exposição referente ao Integralismo presente no museu, acesse: http://www.jdv.com.br/noticia/1501/museu-recebe-exposicao-sobre-o-integralismo

Neste link o leitor pode ter acesso a entrevista realizada pela Rádio Jaragua com o Prof. Ademir Pfiffer sobre o evento: http://www.jaraguaam.com.br/variedades/noticias/memorias-do-integralismo-do-vale-do-itapocu-e-jaragua-do-sul-sera-tema-de-mesa-redonda


Reportagem sobre a exposição e mesa-redonda referente ao Integralismo no Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul - SC. Na imagem o Prof. Ademir Pfiffer expõe os aspectos ligando a história do movimento a região. 

2 comentários:

  1. Primeiramente agradeço sua disponibilidade em vir até nossa região para dividir e compartilhar os seus conhecimentos sobre a história do Integralismo no vale do Itapocu principalmente Jaraguá do Sul. Este encontro (debate) registrou um momento ímpar na vida dos familiares descendentes dos Mártires do Integralismo, pela primeira vez livremente expondo suas dúvidas, trocando informações, falando sobre as prisões, torturas, perseguições, assassinatos, fatos emocionantes e, assim, quebrando o silêncio que perdurou setenta e oito anos. Espero que novos encontros sejam organizados, abrangendo diversos segmentos da sociedade.
    Teresinha Panstein Gretter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Teresinha, foi um prazer encontrar com a senhora e outros parentes de Integralistas durante o evento, trocando informações e enriquecendo o debate sobre a temática.

      Excluir

Obrigado.