quarta-feira, 10 de julho de 2013

“Monumentos e homenagens aos Integralistas”

Recentemente recebi do leitor Mateo Borda Daniel, de Bauru - SP, imagens do jazigo, localizado no Cemitério da Saudade, em Bauru - SP, aonde repousa o primeiro mártire da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), o camisa-verde Nicola Rosica, morto durante uma manifestação Integralista na Rua Batista de Carvalho, no dia 03 de outubro de 1934, na qual contou com a presença do Chefe Nacional Plínio Salgado e outras personalidades do movimento. 

O camisa-verde Nicola Rosica era homem simples, casado e pai de dois filhos, laborava como servente de ferrovia, demonstrando que ao contrario do que é afirmado em muitos estudos, o Integralismo penetrou não apenas na classe média, alcançando grande parte do proletariado brasileiro. 

Abaixo duas imagens enviadas ao blog Populista pelo leitor Mateo Borda, caso conheça alguma homenagem, monumento ou placa alusiva a personalidades que fizeram parte da Acção Integralista Brasileira ou do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), mande os registros para: guilhermejorgefigueira@gmail.com.br.


Registro fotográfico parcial da placa indicativa fixada em uma escultura de ferro com a frase: "Aqui repousa Nicola Rosica. Falecido 3 - 10 - 1934. Anauê".


Imagem parcial do jazigo em concreto com o simbolo Integralista e a frase: "Aqui jaz os restos mortais do Tenente General Nicola Rosica Barbaramente Assassinado por Comunistas na data Histórica de 3 de outubro de 1934. Anauê Anauê Anauê". Nota-se que nesta homenagem o camisa-verde foi saudado com três Anauês, prerrogativa apenas para líder Integralista e os mártires do movimento.

4 comentários:

  1. Parabéns ao Blog, sempre trazendo coisas novas. Movimento Integralista e LInearista Brasileiro MIL-B. Anauê Brasil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Cássio, obrigado pelas palavras e a visita, o objetivo do blog Populista e justamente este, trazer dados novos que contribuam para pesquisa.

      Excluir
  2. Gostei muito da matéria. Nicola Rosica teve dois filhos: João e Maria Aparecida esta última sendo minha avó. Ele foi casado com Ana do Amaral. Caso precise de mais informações sobre meu bisavô entre em contato comigo no e-mail: sabyiny@hotmail.com, estou a disposição... Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Renata, muito obrigado pela mensagem, são esses contato que me animam cada vez mais para continuar o trabalho de resgate da história da Acção Integralista Brasileira e do Partido de Representação Popular.
      Entrei em contato contigo o mais breve possível, obrigado.

      Excluir

Obrigado.