quarta-feira, 29 de maio de 2013

"Dr. Jânio Quadros e as alianças políticas com o Partido de Representação Popular para a campanha presidencial de 1960"

Na história do Brasil existiram muitos políticos polêmicos, poucos porém se comparam ao Dr. Jânio da Silva Quadros (1917 - 1992). Durante as eleições presidenciais de 1960 o candidato buscou diversas forças políticas capazes de alavancar sua campanha, com o objetivo de popularizar sua imagem em todo o Brasil, alguns destes partidos que endossaram a candidatura da União Democrática Nacional - UDN, foram o Partido Liberal - PL, Partido Democrata Cristão - PDC e o Partido Republicano - PR, outros no entanto ainda não tinham exposto apoio ou lançado um candidato, era o caso do Partido de Representação Popular - PRP.

Uma das muitas dúvidas que existem nesse período era a relação do candidato da UDN com o PRP, inicialmente pode-se dizer que houve um contato entre as legendas para que fosse estudado a hipótese de uma união para o pleito presidencial, porém é possível que dois fatores tenham impedido esta união, a antipática de Carlos Lacerda com o Partido de Representação Popular e a personalidade dúbia de Jânio Quadros, uma característica comum nos homens públicos brasileiros.

A ruptura total de Jânio Quadros com Plínio Salgado, e conseqüentemente com o Partido de Representação Popular ficou clara durante a Convenção Nacional do PRP, encerrada no dia 06 de setembro de 1960, no Rio de Janeiro. Durante o evento foi demonstrado dois posicionamentos antagônicos do candidato referente a legalidade do Partido Comunista e as relações diplomáticas com a União Soviética, através de cartas escritas por Jânio Quadros e relatadas no relatório sigiloso do Diretório Nacional do PRP à Convenção.

Jânio Quadros venceu as eleições presidenciais de outubro de 1960, tendo recebido 48% dos votos do eleitorado, contra 32% dados a Henrique Teixeira Lott, candidato apoiado pelo Partido de Representação Popular - PRP, entretanto os aspectos da figura emblemática do candidato vitorioso ainda são um mistério para os historiadores brasileiros. Na tentativa de ajudar neste analise trago uma das diferentes matérias vinculadas na mídia sobre o ocorrido publicado no jornal Novos Rumos, página 03, da semana de 2 a 8 de setembro de 1960, intitulada "Retrato de Jânio: Demagogo Vulgar, Caçador de Votos". Nota-se a maneira como foi escrita à matéria, nitidamente com o objetivo de atacar o caráter do candidato. 


Acima imagem parcial da reportagem intitulada "Retrato de Jânio: Demagogo, Vulgar, Caçador de Votos", publicada pelo jornal Novos Rumos, página 03, semana de 2 a 8 de setembro de 1960. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.