quinta-feira, 16 de maio de 2013

"Blog Populista sorteia o livro O Labirinto Integralista, o conflito de memórias (1938-1962)"

Há alguns meses atrás comentei sobre a exibição do documentario "O que Bererico Vai Pensar?", dirigido pelo cineasta Diego Scarparo, em 2012, é o interesse que a industria cinematográfica vem demonstrando quanto ao tema Integralismo. O filme como esperado ficou apenas nas esferas dos festivais nacionais, não alcançando o grande público infelizmente, algo rotineiro para os documentários rodados no Brasil que possuem pouco apelo comercial, porém uma análise mais detalhada nos mostra algo fundamental para esse crescente interesse sobre o assunto e princialmente os motivos.

Uma grande parcela responsável pelo assunto estar em voga são os diferentes homens públicos, e suas figuras emblemáticas, que fizeram parte das fileiras do Sigma, algumas inclusive sustentaram suas idéias durante toda sua vida, além da  proliferação do Integralismo nos diferentes Estados brasileiros alcançando o homem comum dos anos 1930, pode-se dizer inclusive que é comum hoje um brasileiro ter tido um tio, avô ou mesmo um primo que tenha sido Integralista, devido ao número absoluto de filiados, porém estes dois aspectos sozinhos não são os responsáveis pela procura sobre informações referentes ao tema, apenas se somam à algo fundamental, o estudo da temática. 

O Grupo de Estudos sobre Integralismo - GEINT criado em 2001 foi um dos grandes responsáveis, por manter o tema vivo na academia, reunindo os estudiosos de todo o Brasil e fomentando a pesquisa pela troca de expêriencias e eventos temáticos nacionais e internacionais, defendendo inúmeros trabalhos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área das ciências sociais. Estes pesquisadores são responsáveis por uma grande diversidade de obras publicadas relacionadas ao assunto, que alcançam desde sua origem até a morte do seu fundador o Chefe Nacional Integralista Plínio Salgado.

Atualmente são essas obras responsáveis por servir de base para as diferentes pesquisas aos cinegrafistas e estudantes que buscam maiores informações sobre o Integralismo e seus filiados para fomentarem seus projetos. Um desses livros foi enviado recentemente para mim, pelo Dr. Prof. Rogério Lustosa Victor (PUC-GO), trata-se do livro "O Labirinto Integralista", uma interessante obra que aborda de maneira diferenciada vários aspectos da trajetória do Integralismo, em especial referente ao Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).

Os interessados em adquirir esta importante obra podem entrar diretamente em contato com o autor, pelo e-mail: rogeriolustosa@yahoo.com.br. O blog Populista estará sorteando um exemplar ao primeiro leitor que enviar e-mail ao blog dizendo em qual Estado do Brasil o filme "O que Bererico Vai Pensar" foi rodado, lembro que no e-mail deve constar nome e endereço completo para o envio pelos correios.


Acima imagem do livro "O Labirinto Integralista", escrito pelo Dr. Prof. Rogério Lustosa Victor (PUC-GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.