sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"Aniversário de nascimento do poeta, escritor e político Plínio Salgado"

No dia 22 de janeiro de 1895, na cidade de São Bento de Sapucaí - SP, nasceu o poeta, escritor e político Plínio Salgado. Autor de inúmeros livros, sobre diversos temas, foi o criador da doutrina Integralista e fundador da primeira legenda política brasileira a aceitar negros, índios, mulheres e crianças, a Acção  Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), tornando-se o primeiro partido de massa do Brasil. Durante sua vida Salgado participou de inúmeras organizações sociais e políticas de importante relevância para o Brasil, porém foi na década de 1930 que arregimentou o maior número de simpatizantes em volta das propostas do Sigma. 

Em homenagem a este importante brasileiro divulgo a imagem de Plínio Salgado publicada na revista Avante, dirigida por Frederico Rummert Junior e editada em Ribeirão Preto - SP. Este periódico foi fundamental para divulgação dos trabalhos realizados pelo Partido de Representação Popular, porém teve apenas três edições, provavelmente devido ao alto custo das suas publicações. 


Acima imagem retirada da revista Avante, n.01, página 05, 1950, do Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plínio Salgado despachando durante os trabalhos em seu gabinete.

2 comentários:

  1. uai, 120 anos do nascimento do escritor católico, Plinio Salgado, uma verdadeira e exemplar prova da sua apologética, no limiar desse século, "continuas altaneiro, ó chefe de nossa nação verdadeira, somatoria de todas as raças"
    Meus parabens, todos enaltecem o exemplo de sua fiibra e coragem verdadeiras !!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dru, obrigado pela mensagem. Infelizmente o aniversario de nascimento do poeta, escritor e politico Plínio Salgado foi esquecido pela grande mídia do país, porém neste pequeno espaço lembramos a todos os leitores a importância do personagem na história nacional.

      Excluir

Obrigado.