segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Série Entrevista VI - Sra. Leda Maria Alcântara Souto da Silva"

Ficha técnica
Nome: Leda Maria Alcântara Souto da Silva
Filiação: Leovegildo Pina Alcântara e Porcina Alcântara
Estado: Rio de Janeiro
Data de nascimento: 26/06/1929
Profissão: Dona de casa

Entrevista realizada no mês de janeiro de 2013 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com a filha do veterano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sra. Leda Maria Alcântara Souto da Silva.

1) Sera. Leda Maria, quais são as primeiras lembranças da senhora referente a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)?

Tenho poucas lembranças desta época, lembro-me mais dos uniformes e manifestações públicas, além do meu pai saindo de casa todo produzido dizendo que ia ao partido, eu era muito criança na época, devia ter menos de 10 anos, lembro-me que quando não usava uma roupa verde ele ia de roupas brancas com um lenço verde, basicamente isso.

2) Seu pai Sr. Leovegildo Pina Alcântara, como muitos outros jovens do período, fez parte da AIB, vestindo o uniforme Integralista, dos anos 1930, qual a principal lembrança que a senhora tem sobre a personalidade do seu pai?

Era um homem muito reservado, naquela época, as crianças não tinham muita voz em casa, ele era uma pessoa bastante exigente conosco, porém seu nunca deixar de ser bondoso, foi um bom pai, ensinou-nos a ter respeito aos mais velhos.

3) A Acção Integralista Brasileira durante sua existência combateu arduamente o Comunismo, marchando pelas ruas das cidades com seus militantes, a senhora lembra de alguma manifestação ou embate entre Comunistas e Integralistas?  

Lembro-me apenas o que vinha do rádio, nunca participei do partido nem nada do gênero, até sei que tinha uma seção infantil mas eu não participava, meu pai não deixava.

4) Por fim, qual a mensagem que a senhora deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo?

Creio que os jovens devem acima de tudo estudar cada vez mais, principalmente antes de decidir sobre qual movimento ou partido a apoiar, para não defender ideologias contrárias ao Brasil, como o Comunismo.

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.