sexta-feira, 26 de outubro de 2012

“Ovídio da Cunha, pioneiro no estudo sobre o Integralismo brasileiro”


As duas ultimas postagens destinadas ao Prof. Dr. Helgio Trindade acarretaram em diversos questionamentos por parte dos freqüentadores do blog Populista sobre os critérios para creditar a Trindade o pioneirismo no estudo do Integralismo brasileiro, alguns inclusive questionando seus méritos e realizações profissionais.  O objetivo das ultimas postagens foi simplesmente trazer uma critica literária da sua obra “Integralismo”, publicada na década de 1970, pela revista Veja, e uma entrevista publicada na Revista de História da Biblioteca Nacional, publicada 26/10/2010, portanto não entrarei no mérito da questão para validar sua obra.
Igualmente, hoje trago aos leitores critica literária publicada na Revista Brasileira - Synthese do Momento Internacional, n°09, ano 1935, 282 página, a qual faz uma exposição sobre a obra “Integralismo e Americanidade”, publicada pelo Sociólogo  Prof. Ovídio da Cunha, a qual transcrevo abaixo:
Acaba de sahir do prelo o terceiro livro de Ovidio da Cunha. Nelle vemos uma affirmação nítida de valor ao lado de uma demonstração de cultura invejável, principalmente por se tratar de um moço – moço que vem se affirmando nos seus trabalhos sobre a Sciencia Social, de maneira a que se possa esperar delle, e um futuro pouco remoto, obras de maior vulto.
Integralismo e Americanidade é um ensaio interessante, já pela maneira atrahente de expor que o auctor dia a dia aprimora, já pelo carinho com que nelle é deffendido o estudo corporativista – a grande novidade social dos nossos tempos.
E o mais interessante de se notar no trabalho do novel escriptor da Sociologia Christã é o desassombro com que combate Darwin, Hegel, Kant, Marx, argumentando, para contraditarlhes as teorias, com Berdaieff, que sobrepõe a Spengler, na qualidade de vizualizador mais perfeito da realidade moderna.
Acima imagem da reportagem publicada na Revista Brasileira - Synthese do Momento Internacional, n°09, julho a agosto de 1935, página 282 (Fonte: Biblioteca Nacional).   

2 comentários:

  1. Olá irmão Jorge, recebi o "Prêmio Blogger Versátil" e estou oferecendo-o a você. Sinta-se à vontade para aceitá-lo ou não.
    O seu blog está entre os agraciados por oferecer aos leitores rico conteúdo educacional.

    O prêmio está neste link:

    http://construindohistoriahoje.blogspot.com.br/2012/10/o-construindo-historia-hoje-recebe-o.html

    Abraço, Deus lhe abençoe me nome de Jesus Cristo.
    Leandro Claudir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leandro, e uma honra receber o premio, principalmente por ter sido indicado por você.
      Muito obrigado.

      Excluir

Obrigado.