sábado, 31 de março de 2012

Parte IV: “Interpretando Plínio Salgado através das caricaturas”


Em algumas postagens anteriores demonstrei como a linguagem visual era utilizada para interpretar o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plínio Salgado, pelos chargistas dos principais jornais e revistas do Brasil. Entre as diversas caricaturas que enfatizaram as características físicas e ideológicas de Salgado, muitas foram publicadas em 1955, durante as eleições presidenciais do período, no qual concorreram Ademar de Barros (1901-1969), Juarez Távora (1898-1975), Juscelino Kubitschek (1902-1976) e Plínio Salgado (1895-1975).

O ganhador das eleições, todos nos sabemos, foi o candidato mineiro, pela aliança PSD-PTN, Juscelino Kubitschek, com 36% dos votos validos, favorecido pela candidatura de Plínio Salgado, que pluralizou os votos do General Juarez Távora, porem a linguagem dos chargistas utilizadas para interpretar o pleito ainda e muito pouco abordada, sendo assim, disponibilizo aos frequentadores do Blog Populista a charge do cartunista Massara, publicada no jornal Ultima Hora, página 04, no dia 04 de outubro de 1955, intituladaComeçou...Torcida...” que traz uma interpretação bem humorada dos candidatos presidenciáveis, aguardando a apuração das urnas com os ouvidos ligados no principal meio difusor de noticias do período, em uma época que a contagem dos votos demorava vários dias, diferente dos dias atuais que podemos contar com as urnas eletrônicas. 


sábado, 24 de março de 2012

“Resposta da Prefeitura de São Bento de Sapucaí – SP sobre a retirada do letreiro e busto de Plínio Salgado da Biblioteca Municipal”

Prezados leitores do blog Populista, informo aos senhores que no dia 23 de março recebi, através de e-mail do Secretario de Gabinete e Administração da Prefeitura de São Bento de Sapucaí – SP, resposta referente ao letreiro e busto de Plínio Salgado, que tinham sido retirados inadvertidamente da Biblioteca Municipal, e denunciado pelo Vereador Prof. Hermes Rodrigues Nery - PHS, durante seção da Camará de Vereadores, conforme demonstra o link: www.camarasbs.sp.gov.br/vereadores/altino/requerimentos_executivo/007-2011.pdf

Segue abaixo a resposta:

Caro Guilherme, boa tarde.
Informo-lhe que o busto de Plínio Salgado encontra-se em perfeitas condições e cuidados onde sempre esteve, ou seja, no hall da Biblioteca Municipal. Qualquer outra informação, favor entrar em contato.
Grato, Gilberto Secretario de Gabinete e Administração. 

Outrossim, é importante esclarecer que solicitei ao Sr. Secretario uma nota oficial da Prefeitura, bem como um registro fotográfico demonstrando não só a população de São  Bento de Sapucaí, mas a de todo o Brasil, que esta peça histórica se encontra em seu devido lugar, além de sugerir que o Município homenageie o escritor Plínio Salgado com o nome de um logradouro, já que sua história está entrelaçada com a da região, e esta justa homenagem ainda não foi realizada, diferente de outras cidades pelo Brasil, tais como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.



quarta-feira, 21 de março de 2012

“Letreiro e busto de Plínio Salgado são retirados de Biblioteca Municipal de São Bento de Sapucaí”

No dia 14 de fevereiro de 2011, o vereador Hermes Rodrigues Nery – PHS através do requerimento n°07/2011 solicitou ao Prefeito Municipal Ildefonso Mendes Neto - PSDB, informações referentes à retirada do letreiro afixado no prédio da Biblioteca Municipal, bem como o destino dado ao busto de Plinio Salgado, que se encontrava no local e possuía a função de homenagear um dos principais personagens da história desta pequena cidade paulista, local no qual iniciou sua carreira como jornalista, no semanário Correio de São Bento, em 1916, alcançando projeção de destaque na politica regional e participando posteriormente da fundação do Partido Municipalista, de vida efêmera, que aglutinava as principais lideranças politicas do Vale do Paraíba.

 Em 11 de maio de 1993, o Prefeito Antônio Ademir Venâncio - PPS, autorizado pelo Poder Executivo, reconheceu a importância de Plínio Salgado na história do Município, sancionando e promulgando a lei n°749/93, instituindo a “Semana Cultural Plínio Salgado”, ocorrendo duas edições do evento, em 1993 e 1995, esta última, ano do seu centenário de nascimento, que contou com a presença dos palestrantes Prof. Dr. Adolfo Vasconcelos Noronha - Faculdades Integradas de Guarulhos e Prof. Ronaldo Poletti - Universidade Federal de Brasília no Espaço Cultural Plinio Salgado - ECPS.
 Neste evento não se buscou traçar um perfil político do homenageado, tendo sua principal atuação política ocorrida na agitada década de 1930, sendo um dos personagens mais marcantes deste período. Buscou-se lembrar do intelectual que teve sua imagem prejudicada por suas paixões ideológicas, sendo um dos escritores mais editados e lidos do seu tempo, porem duramente perseguido por seus opositores, mesmo que a maioria dos seus livros nada tem a ver com politica / ideologia.

Infelizmente não se tem conhecimento sobre a resposta do requerimento realizado pelo Vereador, muito menos o destino da peça e letreiro retirados inadvertidamente do local público. Esta atitude do atual Prefeito do Partido da Social Democracia Brasileira– PSDB deixa claro seu total descompromisso com a história do Município, bem como sua irresponsabilidade em resguardar a história da região e principalmente de um dos seus personagens mais emblemáticos, reconhecido e homenageado na gestão anterior, que ainda nos tempos atuais continua sofrendo preconceitos ideológicos da esquerda e direita, conservadoras ou revolucionarias.


Aos interessados em enviar mensagem a Prefeitura, segue os e-mails: 
prefeito@saobentodosapucai.sp.gov.br ou gabinete@saobentodosapucai.sp.gov.br

domingo, 18 de março de 2012

“Concentração Preparatória do II Congresso Nacional de C. C. da Juventude”

Jornal A Cultura, n.01, pagina 04, ano 1954.

Recebi recentemente do veterano do Centro Cultural da Juventude Jackson de Figueiredo, Rufino Levi D’Ávila sua credencial do evento Preparatório do II Congresso Nacional dos Águias Brancas.  Este documento era fundamental para o controle da organização que pretendia preparar durante o encontro um documento com as principias propostas dos estudantes a serem apresentadas no Congresso Nacional dos Centros Culturais, nota-se que o veterano exercia o papel de delegado da sua agremiação estudantil.

Agradeço ao Professor Rufino pelo envio do importante documento, que guardarei com o devido cuidado, e compartilho a imagem com os leitores do blog Populista.


sábado, 10 de março de 2012

“XV Encontro Regional de História – ANPUH / RJ”

Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, este é o tema do XV Encontro Regional de História da ANPUH / RJ que será realizado nos dias 23 e 27 de julho de 2012, na Faculdade de Formação de Professor, unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ, localizada na cidade de São Gonçalo.

Durante o evento ocorrerão diversos simpósios temáticos, minicursos, conferências e lançamentos de livros, entre eles se destacando o simpósio intitulado “História dos Partidos e Movimentos de Direita” coordenado pela Professora Doutora Márcia Regina da Silva Ramos, segundo a ementa disponível no portal da ANPUH “este Simpósio buscará reunir sob o tema História dos Partidos e Movimentos de Direita, pesquisas que abordem o estudo de organizações, grupos, partidos políticos e outras instituições que possam ser identificados entre critérios reconhecidos nos conceitos de “Direita”. Aqueles que, ao defenderem a manutenção do status quo, têm a pretensão do exercício da autoridade e da força, que congregam elementos de conservadorismo, da anti-democracia e/ou de sua farsa. Entre movimentos e partidos deste tipo, o integralismo, fascismos, “neo” nazismo, skinheads de extrema direita, grupos tradicionalistas, entre outros, podem ser identificados como aqueles que vêem na defesa de ações e ideais autoritários, o meio para a manutenção da “ordem” como preservação de valores que lhes são específicos.

Portanto, este evento é uma excelente oportunidade para os pesquisadores e curiosos sobre o tema trocarem informações e ampliarem seus conhecimentos sobre a temática, além é claro de publicarem os seus trabalhos. Os interessados poderão se inscrever pelo portal: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org.

domingo, 4 de março de 2012

"Arcy e a continuidade do Integralismo no Brasil"

No inicio de 2011 abordei a figura do Dr. Arcy Lopes Estrella, Integralista notoriamente conhecido por dedicar toda sua vida à uma doutrina filosófica e política. Pode-se afirmar que Estrela de alguma forma esteve presente em todas as fases do Integralismo, desde o surgimento da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), tendo feito o juramento ao Chefe Nacional no Núcleo de Laranjeiras presidido pelo Dr. Rocha Vaz, participando inclusive da Marcha dos 50 Mil, realizada no antigo estado da Guanabara – RJ, até a fatídica data do seu falecimento, em 2004. 

No inicio da abertura política, em 1980, após 05 anos da morte do principal líder Integralista Plínio Salgado, Arcy Lopes Estrella era o responsável pela única organização Integralista efetivamente estruturada, denominada União dos Lavradores do Estado do Rio de Janeiro (ULERJ), fundada e 1959, entidade ligada  à União Operaria e Camponesa Brasileira (UOCB), estando restrita ao Estado do Rio de Janeiro e atuando principalmente nas questões fundiárias locais, foi uma importante organização agrária que defendmeu os interesses dos lavradores da região. A importância, e conseqüentemente a analise desta entidade é fundamental para se estudar a continuidade do Integralismo, por ser ela juntamente com a Cruzada de Renovação Nacional (CRN) e a Associação Brasileira de Cultura (ABC), presidida pela filha do líder falecido Carmela Patti Salgado, responsáveis por tentar inserir novamente o Integralismo na política nacional.

A fim de contribuir com os pesquisadores que se debruçam sobre o estudo da União Operaria e Camponesa Brasileira (UOCB), e principalmente, sobre as organizações Integralistas após 1975, trago um artigo de autoria do Dr. Arcy Lopes Estrella, publicado no jornal O Fluminense, de 05 de outubro de 1999, no qual faz criticas ao Ministério da Política Fundiária e um dos seus principais programas de inclusão social denominado “Nossa Terra-Nossa Escola”, nota-se que o autor do artigo faz uma interessante analogia com a entidade presidida por ele. '