sexta-feira, 29 de julho de 2011

“Finalidades dos Centros Culturais da Juventude”

Imagem da Revista Nova Geração, Ano 1965, N°1, pág. 05, com a Base Doutrinária do Centro Cultural “Pedro Estellita Herkenhoff”.
Um Centro cultural não e uma área que reúne apenas pessoas com os mesmos ideais, este e um local aonde se reúne diversas formas de atividades culturais, como exposições, bibliotecas, eventos esportivos, abertos para toda a população interessada em participar de suas atividades.
Com a finalidade de esclarecer a população sobre suas atividades o periódico Nova Geração, editado pelo Centro Cultural Pedro Estellita Herkenhoff, localizado em Cachoeira de Itapemirim – ES, traz em suas paginas pontualmente a discrição de suas atividades.
Não bastasse esclarecer a população, o Centro Cultural na mesma edição do periódico traz suas bases doutrinarias, desta forma não apenas indica suas atividades mais suas idéias, demonstrando assim o que defende e acredita.
A maioria dos Centros Culturais espalhados pelo Brasil possuíam a mesma doutrina, porem a finalidade de cada e extremamente distinta, por levar em contata principalmente a disparidade regional brasileira.
Imagem da Revista Nova Geração, Ano 1965, N°1, pág. 21, com a Finalidade do Centro Cultural “Pedro Estellita Herkenhoff”.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

“A importancia dos numeros para o PRP ”


Imagem do santinho da campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes, em 1950, aonde pode-se visualizar o slogan populista “Pelo bem do Brasil”.
Após a derrota do candidato apoiado pelo Partido de Representação Popular – PRP e pela União Democrática Nacional – UDN, em 1950, para Presidente da República, Brigadeiro Eduardo Gomes, o partido populista, através do Diretório Nacional, preocupado com o resultado das eleições iniciou, através dos seus Diretórios Municipais e Estaduais, um boletim estatístico urgente que possuía a finalidade de descrever os números para futuras investidas nas próximas eleições.  
O resultado deste boletim é desconhecido, porém pode-se afirmar que o caráter urgente e sua emissão terem sido pelo próprio Gabinete da Presidência, torna o documento importante por tentar traçar os principais focos dos votos populistas. Esta estratégia é utilizada futuramente pelo partido após a derrota de Plínio Salgado na campanha Presidencial, em 1955. Com o resultado em mãos Salgado iria se candidatar para Câmara dos Deputados no principal reduto aonde obteve maior concentração de votos em todo o Brasil, Paraná – PR, tendo êxito.
Acima imagem do documento emitido pelo Gabinete do Diretório Nacional, com caráter Urgente, aonde se solicita a realização minuciosa de estatística sobre o pleito presidencial de 1950.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

“Resposta da promoção do Blog Populista”

Em nome do Blog História do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) gostaria de agradecer a todos os leitores que participaram da promoção do Blog Populista.
Recebi inúmeros e-mails com as mais variadas respostas, porem apenas uma pessoa acertou corretamente o ano e o nome do encontro dos Centros Culturais da Juventude – CCJ (http://historia-do-prp.blogspot.com/2011/06/promocao-do-blog-populista.html), este foi o Sr. Roque do Rio de Janeiro/ RJ, com a resposta: Concentração preparatória do II Congresso dos Centros Culturais da Juventude, 13/03/1954, Fonte: Imagens do Sigma, organizado por Luiz Henrique Sombra e Luiz Felipe Hirtz Guerra, APERJ, ano 1998.
Nos próximos dias o premio será enviado, aos que participaram porem não ganharam, informo que nos próximos meses estarão sendo realizadas novas promoções em comemoração aos 66 anos da inauguração do Partido de Representação Popular, aguardem.  

quinta-feira, 7 de julho de 2011

"Mário Chamie, Presente!"

Lamento informar aos leitores do blog o falecimento, no dia 03 de julho, aos 73 anos, do poeta Mário Chamie, membro da Academia Paulista de Letras e fundador do grupo “poesia-praxos”. Com mais de 140 obras publicadas, Chamie e sem dúvida um dos escritores mais prolixos da literatura brasileira.

O velório foi realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), e o sepultamento no Cemitério do Araçá, em São Paulo.  Durante sua juventude poucos sabem mais como muitos jovens paulistas participou ativamente das Confederações dos Centros Culturais da Juventude - CCCJ, entidade que aglutinou a juventude brasileira através de um ideal de moral e ética.
Aos seus familiares, meu voto de pesar pela perda deste ilustre brasileiro.
Chamie em 2001, no seu escritório no bairro de Cerqueira César (São Paulo), em foto de Edu Simões.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

“A Juventude presente nas fileiras Populistas”

Segundo Plínio Salgado “cuidar da juventude e cuidar da Nação”, com este pensamento, e de volta ao Brasil, após o exílio, Salgado organizou um dos seus primeiros projetos voltado para a mocidade brasileira, que tinha como principal objetivo fomentar a moral dos jovens.  Este projeto teve inicio após sua nomeação para Presidência do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), organizando-se um departamento estudantil, onde poderia continuar sua obra educacional iniciada no Integralismo. A frente desta pasta foi nomeado como Secretario Nacional de Arregimentação de Estudantes Genésio Pereira Filho.

No dia 02 de junho de 1947, no Rio de Janeiro, realizou-se o conclave do Estudante Populista, evento preparatório para o 1° Congresso Nacional de Estudantes Populistas, que seria realizado em Campinas, Estado de São Paulo. Durante o conclave preparatório foi aprovado o “Código de Ética do Estudante”, importante documento Populista, elaborado por Plínio Salgado.  
O 1° Congresso Nacional de Estudantes Populistas foi um sucesso, mais de 800 jovens responderam ao chamado vindo de todo Brasil, entidades representativas da vida nacional estiveram presentes, tais qual a Associação Brasileira de Imprensa e representantes da Assembléia Legislativa de São Paulo.  Neste encontro foi criado os Centros Culturais da Juventude, os “águias brancas”, como movimento autônomo.
Posteriormente os Centros Culturais constituíram a Confederação dos Centros Culturais da Juventude – CCCJ, cujo o objetivo era preparar, por meio de conferencias e cursos uma nova geração de jovens brasileiros. Na data de fundação dos Centros, 1952, Plínio Salgado foi eleito Presidente de honra. Entre os que compuseram os Centros, destacavam-se os nome de Jose Batista Carvalho, Genésio Pereira Filho, Jose Maria Bastos, Leovegildo Pereira Ramos, Dario Alves, Gumercindo Rocha Dorea – eleito presidente da CCCJ -, Gaspar Brigidio, entre outros.

Durante sua existência os Centros Culturais através da Confederação dos Centros Culturais da Juventude tiveram um enorme sucesso, elaboraram documentos, cursos, eventos culturais e políticos, fazendo com que a mocidade brasileira participasse de fato da vida nacional, fomentando assim seu senso critico e moral, preparando jovens que no futuro iriam influenciar a vida nacional.


Registro fotográfico do pátio do Colégio (SP), durante a grande concentração de Centros Culturais, em comemoração ao IV centenário de São Paulo, 1954, quando aí se reuniram centenas de jovens portando os nomes de suas entidades. Na outra imagem, no mesmo local, cartazes homenageando figuras da história paulistana (Fonte:Loureiro, Plínio Salgado, meu pai, Ed.GRD, pag. 412, ano 2001).